O Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA) é um fórum internacional de debates em Educação sobre pesquisas realizadas com narrativas biográficas e autobiográficas, abordadas sob três enfoques: enquanto disposição humana para narrar a vida, como método de pesquisa qualitativa e como dispositivos de pesquisa-formação.
O X CIPA se realizará na Universidade do Estado da Bahia, de 20 a 23 de maio de 2024. E a exemplo das edições anteriores, o Congresso se propõe a reunir pesquisadores universitários de diferentes países, pós-graduandos, graduandos, professores, membros de associações científicas nacionais e internacionais, com vistas a debater avanços teórico-metodológicos, difundir a produção científica, intercambiar práticas de formação e modos de articulação entre diversas áreas do conhecimento, que investigam o humano, com base em narrativas da experiência vivida.
A escolha da temática – Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica: democracia, narrativas e outros modos de vida – dá sequência à tradição do Congresso de propor debates vinculados a questões sociais prementes no cenário contemporâneo nacional e mundial, notadamente no que se refere as crises planetárias ambientais, sanitárias e econômicas, mas também os processos migratórios, a reconfiguração geopolítica mundial e outras narrativas que se impõem e os impactos sobre modos outros de vida. O tema interroga o debate sobre a democracia nas sociedades ocidentais e os modos como os sujeitos se organizam e produzem a si mesmos em relação as estruturas de poder, o que provoca novos olhares sobre as conjunturas sociais, econômicas, ambientais, culturais, religiosas e políticas, provocadoras de experiências vivenciadas em novos horizontes (auto)biográficos.
A expectativa é que o X CIPA, após os impactos e efeitos da pandemia e da realização da edição virtual do IX CIPA, organizado pela UnB, no ano de 2021, continue a contribuir para a ciência, refletindo sobre os usos de tecnologias educativas, dos limites da democracia, das consequências da pandemia e de inovação, permitindo o fortalecimento do diálogo entre redes nacionais e internacionais de pesquisa, a ampliação de interfaces geradoras de conhecimentos entre a Educação e as demais Ciências Humanas, Sociais e de Saúde, que se preocupam com as relações do indivíduo com os processos de aprendizagem, de mobilidades, de socialização, formação/profissionalização, inclusão/exclusão social, envelhecimento, adoecimento e suas formas de acompanhamento, cuidado, nas mais distintas situações existenciais.
Na décima edição do congresso busca-se problematizar questões entre democracia e narrativas, ao sublinhar insubordinações da pesquisa (auto)biográfica e suas contribuições para o campo educacional e para além dele, num diálogo em rede, propiciado pelos avanços epistêmico-políticos do campo para os domínios da formação, da pesquisa e da intervenção social.