COMUNICAÇÕES

Horário: 08h00 às 10h00

DIA: 21/05/2024

Eixo I – Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica

Painel: 1 Dia: 21/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Mariana Martins de Meireles – UFRB/UNEB
798788 Lionar Lavratti

Teresa Mateiro

 

UDESC

Medialidade da música na

pesquisa (auto)biográfica

799549 Mariana Martins de Meireles UFRB

UNEB

“O que vemos quando lemos”: ensaios visuais na pesquisa (auto)biográfica
790449 Valeria Metzdorff UBA La tesis como poética de sí de una investigación de maestra
803197 Leandro Henrique do Ó Ponzi

Ana Lúcia Gomes da Silva

UNEB Corpografia das professoralidades: modos de habitar a docência
800247 Maria Eduarda Cesar de Oliveira UFPB Otobiografias: uma análise do quase-conceito nome próprio na poesia de Marcos Siscar
800026 Patrícia Martins Goulart UNIFESP Narrativa biográfica póstuma: um método de pesquisa
818925 Juan Mário Ramos Morales

Karen Jocelyn Zamora León

UNP-MX Relato de formación, modos de ser del acompañamiento en educación
Painel: 2 Dia: 21/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Jussara Fraga Portugal – UNEB
80290 Flavia Luciane Pinheiro Gonzales FURG EMEJA Paulo Freire e os relatos de uma escola andarilha: a documentação narrativa (auto)biográfica da travessia política e pedagógica
802574 Vanessa Mandriola INES (Auto)biografia e seu papel nos processos formativos de tradutor/intérprete de libras
803017 Neide Naira Paz Lemos

Francisco Marcos P. Soares

UFPI Escrita de si de professores da educação infantil: pesquisas (auto)biográficas em movimento
802469 Juliana de Sousa Lima

Sandra Alves de Oliveira

SME/Emlaa

SE/EMABA

UFJF

UNEB

SME/CMAJO

Insubordinação criativa nas experiências formadoras de uma diretora escolar
789192 César Augusto do P. Moraes UFPI Formação matemática de um docente na educação básica: cadernos escolares e arquivos pessoais
790008 Guilherme Wagner

Regina Célia Grando

UFSC Articulações entre a pesquisa narrativa (auto)biográfica e as insubordinações criativas em educação matemática

Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas

Painel: 3 Dia: 21/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 3 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Álamo Pimentel Gonçalves da Silva – UFSB
788147 Victória Sabbado Menezes UECE Das memórias dos percursos de formação escolar e acadêmica à edificação da constituição identitária docente
790335 Georgia Moreira de Oliveira

Gelta Terezinha Ramos Xavier

UFF

FME- Niterói

Memórias, histórias e narrativas intergeracionais: o desafio de viver integralmente a experiência educativa. que papel cumprem os curriculistas?
791299 Maria Carolina Machado Magnus UFSC Como me tornei professora e pesquisadora interessada por modelagem matemática na educação matemática: memórias autobiográficas
793522 Marcia Maria Goncalves de Oliveira

Magda Sarat – UFGD

UFGD

IFBA

“Eu tenho (…) todos os pajés em minha companhia” – o que trago em minhas memórias sobre o processo de escolarização: entre o campo e a cidade
794292 Álamo Pimentel Gonçalves da Silva UFSB Transição nominal na descolonização de bens comuns
795297 Silvia Sell Duarte Pillotto,

Rita de Cássia Fraga da Costa

UNIVILLE Educação estética nos cursos de pedagogia: potencializando memórias e narrativas
802855 Mariana Semião de Lima Unicamp Capoeiras e candomblés em narração: educação e processos de subjetivação
Painel: 4 Dia: 21/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 4 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: France Fraiha Martins – UFPA
800075 Beatriz Fagundes Bica

Cristiane M. da Silva Reis

UFSM (Auto)formação docente sob a perspectiva do ensino por investigação no estudo de ciências: desafios e possibilidades
800286 Claudene Ferreira Mendes Rios UNEB Práticas docentes em construção: narrativas, formação de pedagogos e aprendizagem e conhecimento matemático
800350 Fernanda de Jesus Santos Brito

Renata Helena Pin Pucci

USF Estágio docente e narrativa (auto)biográfica: reflexão sobre a importância do estágio para a formação de professores na/para a educação superior
800948 Fábio Andrade de Moura

France Fraiha Martins

UFPA Formação de professores em astronomia e a educação inclusiva: relatos de licenciandos em física ao participarem do projeto “astronomia: desvendando o céu”
801216 Emanoel Nogueira Ramos

Carla Meira Pires Carvalho

UFMG

UNEB

Casos de ensino, experiência e formação: a prática pedagógica na educação de jovens, adultos e idosos (EJA I)
801563 Elaine Michele dos Santos da Silva UFBA Narrativas de professoras para sentir-pensar a formação docente
841939 Amilton Alves de Souza

Margareth da Conceição A. de Araújo

UFBA A formação continuada dos(as) professores(as) de arte da Educação de Jovens e Adultos: narrativas de si num ensino centrado nas linguagens das artes visuais, teatro, música e dança
Painel: 5 Dia: 21/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 5 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
802688 Fabiana Aparecida dos Reis USF As autobiografias de professoras que ensinam língua portuguesa e os processos de transformação de uma professora e pesquisadora
802696 Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão

Izabel Cristina Costa de Faria

Islen Barbosa Ramos Machado

UFRJ

CPII

Confluências, narrativas e percursos de vidaformação: por uma formação docente insurgente
802715 Greice Duarte de Brito Silva UFF Artesanias da pesquisa-formação: narrativas de professoras negras tecidas em encontros-ateliês narrativos
802758 Maria Helena da S. Reis Santos

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

UNEB Formação em rede de coletivo de docentes narradores: imersão e insurgências do processo de autoria
802862 Christian Fattorusso

Elizeu Clementino de Souza

UNEB O professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de pedagogia na UNEB
802872 Cristiane Cecília de Jesus Santos

Raquel da Costa Barbosa

UNEB

UFRB

Os estágios do curso de pedagogia e a descoberta da humana docência: narrativas de vida e formação
Painel: 6 Dia: 21/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 6 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Andrea Abreu Astigarraga – UVA
789489 Luciani Andrade de Andrade IFAM O contar-se de professores não licenciados em cartas (auto)biográficas
801514 Andréia Cristina B. Rela Zattoni

Gisele Adriana Bassi

Fabiana Aparecida dos Reis

USF Histórias autobiografadas e o poder das narrativas nas aproximações e (trans)formações de três professoras-pesquisadoras
801712 Nilda Stecanela

Laura Dias Reolon

Stéfani Pellenz

Luana Elizabete T. Porsh

UCS Mulheres pedagogas que inspiram: narrativas (auto)biográficas de egressas de uma universidade comunitária
802633 Valter Pedro Batista

Lucila Pesce

UNIFESP Do instituído ao instituinte: pesquisa narrativa (auto)biográfica sobre uma prática de formação insubordinada
802702 Murilo de Castro Pires

Margaréte May B. Rosito

UNICID Documentário autobiográfico: uma estética dos registros da forja de uma autoria docente
802832 Anna Carollina Dias Ripardo

Andrea Abreu Astigarraga

UVA O pequeno príncipe: um recurso reflexivo-dialógico na pesquisa (auto) biográfica na licenciatura em pedagogia
Painel: 7 Dia: 21/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 7 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Leandro Gileno Militão Nascimento – UNEB
802802 Leandro Gileno Militão Nascimento UNEB Documentação narrativa de experiências pedagógicas das professoras gestoras nos enredamentos da diversidade na escola
802847 Claudio Afonso Peres

Filomena De Arruda Monteiro

IFAM

UFMT

Aprendizagens docentes: experiências potencializadas pela narrativa
802869 Darlene Fabri Ferreira Rocha

Paulo Tiago Oliveira Alves

Pedro Gabriel Viana do Amaral

Luciana Venancio

Luiz Sanches

UFES

IFCE

UFMG

UFC

Compartilhando experiências com a educação física: as narrativas de sujeitos/as em diálogo com bell hooks
802931 Patricia Hermosilla Salazar UChile Experiencias y narrativas de resiliencia explorando en los relatos de docentes en formación
803115 Maximiano Martins de Meireles UNEB Biografemas insurgentes: experiências de leitura e reinvenções de si
804148 Gueidson Pessoa de Lima

Luciane Soares Almeida

Luênia Kaline Tavares da Silva

Patrícia Carla de Macedo Chagas

IFRN Narrativas de si na educação a distância: experiências em telas e teares autobiográficos
Painel: 8 Dia: 21/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 8 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Terezinha Valim Oliver Gonçalves – UFPA
798488 Erika Vargas de Souza Barros

Rita de Cássia Reis

Amanda Gomes de Almeida

UFJF O biograma como um dispositivo narrativo para mapear os processos de identificação com a docência em ciências nos anos iniciais
802740 Elisa de Nazaré Gomes Pereira

Terezinha Valim Oliver Gonçalves

SEDUC-PA

UFPA

Reflexões autoformativas que empoderam professoras a transformar o modo como ensinam ciências
803377 Amanda Lohanna da Mota Costa

Terezinha Valim Oliver Gonçalves

UFPA Movimentos de orientação docente de professores estagiários do clube de ciências da Universidade Federal do Pará
799313 Neilton Souza de Jesus

Maria do Socorro da C. e Almeida

 

UNEB

“Prepare seu coração pras coisas que eu vou contar…”: narrativas de estudantes do campo sobre suas experiências escolares e dilemas na construção da consciência histórica
815506 Alana Cerqueira de Oliveira Barros UNEB Tornar-se professor de geografia: experiências e narrativas sobre a iniciação à docência
798012 Nilvana Moreti Ferreira Rosa USF A identidade profissional de um professor formador: o movimento de transformação revelado em sua narrativa
Painel: 9 Dia: 21/05 Local: DEDC- 1º Andar Sala: 9 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Guilherme do Val Toledo Prado – UNICAMP
802927 Thays Fernandes Flor da Silva USP “Mais uma forma de resistência”: saber-fazer docente e incorporação do ensino diferenciado nos anos iniciais da escola de aplicação da feusp (2011-…)
802599 Alba Patricia Passos de Sousa

Itamar Zuqueto Serra Neto

Unicamp

UFPA

Narrativas de mulher negra/professora: invisibilidade do seu trabalho ao promover evento de extensão em universidade pública do Piauí
802814 Adriana do Carmo C. Gonçalves

Geni de Oliveira Lima

UniRio

UERJ

Processos formativos e educação antirracista: “escolhi ser professora para enfrentar o racismo de dentro da escola
799075 Patricia Regina Infanger Campos

Maria Natalina de Oliveira Farias

Heloísa Helena Dias M. Proença

Guilherme do Val Toledo Prado

PM- Campinas

Unicamp

Grupo de estudos na coordenação pedagógica: uma perspectiva narrativa-colaborativa em rede
799232 Daniele Moraes da Silva UFPel Diálogos diários: diálogos plurais in diários singulares
799458 Maristela Petry Cerdeira

Alessandra Nunes Caldas

Izadora Agueda Ovelha

Juliana Rodrigues

UERJ Entre os tantos ‘dentrofora’ da sala de aula, um museu para ajudar a contar: o ‘aprenderensinar’ que vem das ruas de Niterói
Painel: 10 Dia: 21/05 Local: DEDC- 1º Andar Sala: 10 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Teresa Sarmento – UMinho
789205 Eliete da Silva Barros IFBA Como fui me tornando professora: práticas de mim para eles/elas
793274 Patrícia Gouvêa Nunes

Rosenilde Nogueira Paniago

Teresa Sarmento – Uminho

IFGoiano Nós, caçadoras de si: (re)constituirmo-nos como professoras de um instituto federal de educação
795540 Adriana Vaz UFPR A escrita de si: ser/estar na posição de artista-professora-pesquisadora
798790 Cândice Moura Lorenzi

Andrisa Kemel Zanella

Luciana Martins Teixeira Lindner

UFSM

UFPel

UNIPAMPA

Metodologias em movimento no trajeto de três professoras-pesquisadoras
799510 Rosana Maria Martins,

Isa Mara C. Scarlati Domingues

UFR

UFJ

Trajetória e engajamento de uma professora experiente
799798 Aline Jorge S. C. de Carvalho

Giseli Barreto da Cruz

UFRJ A bidocência na inserção profissional: narrativas de professoras iniciantes
Painel: 11 Dia: 21/05 Local: DEDC- 1º Andar Sala: 11 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Maria do Socorro da C. e Almeida – UNEB
802728 Cristiane Soares e Silva

Francisca Eleneide Xavier Ávila

Geórgia Sampaio Zaranza

IFCE Bebê Dadá: a casa como ateliê
802729 Laura Reily de Souza USF Desejos narrados: histórias insurgentes da revisão de uma grade curricular
802744 Leticia Oliveira Souza UFRJ Narrativas de pedagogas iniciantes e o ensino multidisciplinar nos anos iniciais da educação básica
802748 Maria do Socorro da C. e Almeida

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Tematização sobre a campanha de alfabetização de jovens, adultos e idosos do projeto “Sim, eu posso!”/BA: a articulação SEC/MST /PPALFA Freire UNEB
802756 Adriano Sales dos Santos Silva

Elisa de Nazaré Gomes Pereira

Terezinha Valim Oliver Gonçalves

UFPA

SEDUC-PA

Entre afetos, cafés e narrativas: fios condutores de um processo de orientação acadêmica
802768 Nima Imaculada Spigolon Unicamp Que se lembre, que não se repita: Elza Freire e o exílio brasileiro a partir do golpe de 1964

Eixo III – Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais

Painel: 12 Dia: 21/05 Local: DEDC- 1º Andar Sala: 12 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Patrícia Júlia Souza Coêlho – UNEB
795616 Nubiane Andrade da Anunciação UNEB “Não estou entendendo nada”: desafios que emergem na interação entre as crianças brasileiras e crianças filhas de africanos no cotidiano da educação infantil
795637 Francisca Paloma Almeida Vital

Leandro da Silva Pereira Junior

Renata Facó de Sabóia Castro

Luciane Germano Goldberg

IFCE

UFC

“Bem aqui é onde vamos nos apresentar”: experiências e narrativas de crianças do infantil v da escola pública acerca do espaço cultural cineteatro São Luiz, em Fortaleza /CE
798474 Emmanuel Dario Gurgel da Cruz

Maria da Conceição Passeggi

Senadaht Barbosa Baracho R. de Oliveira

UFRN Experiências vividas e narradas por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e distorção idade-série
802328 Érica Renata Clemente Rodrigues

Patrícia Júlia Souza Coêlho

UNEB Narrativas (auto)biográficas de crianças sobre a escola rural de Mossoró/RN
 

802363

Patrícia Júlia Souza Coêlho UNEB Narrativas de crianças sobre o brincar em uma escola rural da educação infantil: culturas infantis e aprendizagens experienciais
802929 Natalina Assis de Carvalho UNEB Narrativas e aprendizagens de crianças em escola rural multisseriada
Painel: 13 Dia: 21/05 Local: DEDC Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Nanci Rodrigues Orrico – UFRB/UNEB
795407 César Augusto do Prado Moraes

Adriana Barroso de Azevedo

UFPI

UMESP/USCS

Aspectos formativos, espaços de formação e narrativas com o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática na educação básica
802301 Nanci Rodrigues Orrico

Elizeu Clementino de Souza

UFRB

UNEB

Formação de leitores, juventudes e diversidade: a potencialidade das oficinas foto(auto)narrativas
816926 Rita Tatiana Cardoso Erbs

Julia Cristina de Almeida Braz

Orizeni Martins Vaz

UFCAT

INTEGRA

Desdobramentos, criações e descobertas com as narrativas de crianças, jovens e adultos
804254 Cristina Ramos da Silva

Alessandra Olivieri Santos

Laurizete Ferragut Passos

PUC-SP A abordagem (auto)biográfica e as pesquisas de narrativas com crianças pequenas
802518 Roberta Jardim Coube

Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo

UFF

SME-Niterói

Narrativas encarnadas com crianças e estudantes de Niterói: tecendo políticas sobre/em pedagogia do esporte

Eixo IV – Memória, história, literatura, artes

Painel: 14 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad.-Térreo Sala: 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Rafael Borges de Oliveira – UERJ
785223 Gustavo de Castro e Silva UnB Manoel de Barros: problemas biográficos
789397 Cristiéle Santos de Souza PM-Erochim

RS

Entre irmãos: uma leitura da correspondência de Luiz Carlos Prestes com Lygia Prestes entre 1937 e 1945
795703 Maria Suelma Costa de Sousa UFBA Experiências de vida/formação como pistas em direção ao projeto poético de José Mena Abrantes
799329 Michele Ribeiro de Carvalho UNIFESP A narrativa autobiográfica de Erico Veríssimo: escolhas e omissões
801580 Rafael Borges de Oliveira UERJ Entre cartas, relatórios, crônicas e diários de viagens: a chegada dos Barnabitas no Brasil (1903)
797674 Sulamita Inacio Freire UERJ Estética de ficção como movimento performático de mundo
Painel: 15 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Maria Celi Chaves Vasconcelos – UERJ
789231 José Enildo Elias Bezerra

João Victo Higino de Medeiros

José Edmar da Silva Campos Filho

João Manuel Monteiro da Silva

IFCE Tecendo memórias: um acervo virtual para preservar e compartilhar a história de Ubajara – Ceará
799488 Ronaldo Santos Costa Junior

Jussara Fraga Portugal

UNEB Narrativas literárias de João Ubaldo Ribeiro: espaços vividos, experiências e autoficção
801980 Maria Celi Chaves Vasconcelos UERJ “Uma Noite Inesquecível”: Memórias Biográficas Sobre A Partida Da Família Imperial Para O Exílio
802668 Eliete Marcelino Dias Andrade UERJ As sebastianas do Brasil e suas/seus filhas/os e netas/os: sobre como mulheres iletradas venceram a pobreza e educaram suas famílias
802607 Bernardo de Morais Pinto UFG Filme-ensaio autobiográfico “Trívio”: reflexão poética sobre o tempo da ‘bestage’
802694 Denise de Almeida Jácomo UFG Revivescendo memórias a partir de fotografias e experimentações (auto) biográficas entre o saber, o lugar e a história.
Painel: 16 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 3 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Eveline Viterbo Gomes – UERJ
802282 Cláudia Simone Oliveira do Nascimento UFG Performanes artísticas criando sentidos para uma pedagogia feminista performativa em corpo (auto) biografado
802392 Priscila de Araujo Garcez UERJ Marcas de um itinerário em escrituras femininas: produção intelectual de Margareth Slattery no espaço público religioso protestante
802352 Vanessa Lima Correia UERJ Pelas ondas do mar: Eunice Weaver a bordo da universidade flutuante
802582 Ana Lucia Oliveira Viela UFG Olhar para si: trauma, política e disjunção geracional em Los Rubios, Filme de Albertina Carri
802726 Eveline Viterbo Gomes UERJ Intercâmbio epistolar: perspectivas de democracia e direitos da pessoa humana no prosear dos amigos Sobral Pinto e Henrique Hargreaves
804276 Humbelina Grilo Gurgel de Mattos Escritora Macaé-RJ Pacto autobiográfico e a verdade

Eixo V – Narrativas digitais, culturas e (re)invenções de si

Painel: 17 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 4 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Whasgthon Aguiar de Almeida – UEA
797908 Izadora Agueda Ovelha

Alessandra Nunes Caldas

Juliana Rodrigues

Maristela Petry Cerdeira

UERJ Conexões em rede: tecendo experiências e afetos com os cotidianos escolares na educação infantil
802450 Whasgthon Aguiar de Almeida

Raimundo de Jesus Teixeira Barradas

William Costa da Silva

UEA Narrativas digitais no contexto amazônico: experiências de formação docente em grupos de WhatsApp
802942 Viviane Mara do Nascimento USF A interação eu-outro no ambiente virtual: narrativas de docentes e discentes do curso de Pedagogia EAD
799342  

Edileusa do Socorro Valente Belo

UFRR A constituição de um grupo de pesquisa em tecnologias digitais e educação matemática no extremo norte do Brasil
797237 Nilton Paulo Ponciano

Sessão de Conversa

UFGD Mapeamento sistemático da literatura sobre formação de professores pelo viés da narrativa digital na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica

OBS.: Excepcionalmente, nesta modalidade, precisou-se agrupar Comunicação com Sessão de Conversa

Eixo VI – Narrativas, resistência, saúde e empoderamento

Painel: 18 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad.Térreo Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Michael Daian Pacheco Ramos – UNEB
797624 Rosiane Costa de Sousa RPMEVça/BA Refiguração da identidade narrativa docente: reflexividade e escrita autobiográfica como disposições de reinvenção de si
802723 Michael Daian Pacheco Ramos

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Narrativas docentes sobre condições de trabalho e saúde
802877 Viviana Sencion Fernandez UDELAR Ecos de mi instante ya narrativo. marcas ha-siendo docencia en educación media pública en Montevideo
803899 André Luiz Correia da Cruz UFBA Narrativas de educação em saúde: reflexões (auto)biográficas das interações no espaço escolar.
802769 Geisi Dos Santos Nicolau

Mayara Farias de Lima

UFRJ Hoje eu me sinto gente: narrativa de uma mulher, estudante da EJA
803905 Thays Helen dos Santos

Cláudia Vaz Torres

Marcos Venancio Barros da Silva

UNIFACS

UNEB

Narrativas (auto) biográficas e psicoeducação: desconstruindo estigmas e promovendo a inclusão em saúde mental

Eixo VII – Histórias de vida, gênero e diversidades

Painel: 19 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad. – 1º Andar Sala: 5 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Rita Tatiana Cardoso Erbs – UFCAT
790471 Caroline Fabiane Candeloni

Jorge Luiz da Cunha

Cristiane M. da Silva Reis,

Andressa Rosemarie de Menezes Costa

UFSM

PMSM

Quem minha pesquisa pensa que é? trajetória de uma pesquisa em (des)construção
798584 Ludmila Jardim da Conceição

Rita Tatiana Cardoso Erbs

UFCAT Projeto de pesquisa: o impacto das ações afirmativas da UFCAT para estudantes cotistas
802314 Fanuela de Oliveira Vasconcelos

Maria Edeluza Ferreira Pinto de Moura

UEA (Des)construção de um devir pessoal e pedagógico antirracista: Experiências narrativas de um percurso curricular formativo.
 

802742

Janivaldo Pacheco Cordeiro

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

IFES

UNEB

“Em que espelho ficou perdida a minha face?”: imagens narrativas refletidas do autorretrato 1
803831 Patricia Montenegro Matos Albuquerque Unicamp Autohistórias e autohistórias-teoría: um diálogo com Gloria Anzaldúa sobre narrativas de vida entre e fora de quadros
 

802153

José Eduardo Garcia dos Santos

Beatriz Santos Pontes

Jorge Luiz da Cunha

UFSM Os ‘entre lugares’ dos/as estudantes Cabo-verdianos, Unilabianos, no Brasil”.
842588 Raquel Lima Besnosik

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Questões De Gênero E Identidade Docente: Representações Da Mulher Professora
Painel: 20 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad.1º Andar Sala: Lab 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Cláudia Vaz Torres – UNEB/UNIFACS
802810 Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves

Geni de Oliveira Lima

UERJ Mulheres negras e suas escrevivências
802893 Lilian do Carmo de Oliveira Cunha UFRRJ O lugar social de uma neguinha e a desobediência racial da mulher negra: sobre discursos, deslocamentos e escrevivências
803497 Nathália Rodrigues Chaves

Sandra Novais Sousa

UFMS Interseccionalidade e experiências formativas: histórias de vida de acadêmicas do curso de Pedagogia Pril
803967 Fabiana Correia Moura

Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro

Talamira Taita Rodrigues Brito

UESB Mulheres negras na docência universitária: escritas de si, tensões e atravessamentos
804351 Raquel Aparecida Batista

Bárbara C. M. Sicardi Nakayama

UNR-AR

UFSCar

Erguer a voz, estilhaçar as vidraças: narrativas de uma mulher negra na docência
802854 Manuela Evangelista da Silva

Jussara Fraga Portugal

UNEB Reescrita de si: diálogos de/sobre a identidade de uma mulher negra
Painel: 21 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad.-1º Andar Sala: Lab 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Tiago Ribeiro – INES
802348 Tiago Ribeiro

Aline Gomes da Silva

Sheila Martins dos Santos

INES Histórias de vida, experiências e interseccionalidades na EJA bilíngue de/com surdos: a escrevivência como dispositivo metodológico
802375 Gilvania Moreira de Andrade

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Narrar a vida como reinvenção de si: trajetórias de mulheres com albinismo no ensino superior
802602 Alex Sandrelanio dos Santos Pereira UNEB Sinais liberadores em pesquisas (auto)biográficas com estudantes surdos/surdas negros/as em Salvador-Bahia: interpretações preliminares
803112 Elizelma Santos da Silva Sousa

Charles Maycon de Almeida Mota

UFMS Processos de Inclusão/Exclusão de Estudantes Neuroatípicos nas Escolas Públicas
803410 Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo UFSJ Quem sabe de mim sou eu”: reflexões a partir de narrativas autobiográficas de estudantes de licenciatura, mulheres em situação de deficiência

DIA: 22/05/2024

Eixo I – Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica

Painel: 22 Dia: 22/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Sahmaroni Rodrigues de Olinda – UFC
790763 Edna Alves Chagas Rutkowski Unicamp Investigar, registrar e produzir conhecimentos: um desdobramento prático da articulação em três dimensões de uma pesquisa narrativa
795229 Sahmaroni Rodrigues de Olinda

Leandro da Silva Pereira Junior

Janice Débora de A. B. Araújo

Luciane Germano Goldberg

UFC O círculo reflexivo biográfico como dispositivo para a formação de pesquisadores(as)
802218 Elci Nilma Bastos Freitas

Elizeu Clementino de Souza

 

UNEB

A documentação narrativa de experiências pedagógicas em pesquisas (auto)biográficas
802932 Trinidad Vaccarezza UFMG Abordagens teórico-analíticas para o trabalho com relatos de experiências pedagógicas
798729 Hermilio Santos PUCRS Análise reconstrutiva de narrativas biográficas: fundamentos epistemológicos e procedimentos metodológicos de condução e análise
802848 Camila Petrucci dos Santos Rosa

Juliana Godoi de M. P. Alvarenga

Unicamp

UERJ

A arte e magia das mônadas – possibilidades metodológicas na pesquisa narrativa e (auto)biográfica
794503 Simone Aparecida Silva

Angelo Bassotto

Laurinda Ramalho de Almeida

PUC-SP O emprego do biograma para síntese e compreensão de narrativas, na perspectiva do pesquisador
Painel: 23 Dia: 22/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Jorge Luiz da Cunha – UFSM
798480 Susy Kelly Azevedo de Melo

Pâmela Andressa Freitas Franco

Jónata Ferreira de Moura

Leandro de Almeida Costa

UFMA

Unisulma

Reflexões sobre a utilização do método biográfico na pesquisa sobre gêneros e sexualidades
808289 Rute Moura de Melo do Nascimento

Sara Raphaela Machado de Amorim

 

UERN

Gênero, autobiografia e interseccionalidade: saberes e fazeres interrelacionados em perspectiva histórica
802342 Juliana Godoi de M. Perez Alvarenga  

UERJ

A dimensão da intergeracionalidade na formação docente: notas sobre a dinâmica da reciprocidade formativa
792475 Felipe Rios Pereira

Jorge Luiz da Cunha

UFSM (Auto) biografias em um contexto pandêmico: experiência de atuação com estudantes de São Sepé/RS
803042 Alba Delia Fede

Ana Cristina Pace

UNR/UBA Medialidades biográficas y formación en investigación en tiempos de pandemia
800490  

Claudia Maria Duran Meletti

UFSCar-SO Da experiência à linguagem, do texto à historicidade: movimentos (auto)biográficos em contexto pandêmico

Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas

Painel: 24 Dia: 22/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 3 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: France Fraiha Martins – UFPA
795390 César Augusto do Prado Moraes

France Fraiha Martins

UFPI

UFPA

Memórias formativas a partir de cadernos escolares de matemática
796810 Daiane de Melo Gava

Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon

UNIVILLE Formação inicial: memória e experiência estética nos cursos de pedagogia
798570 Katia da Costa Leite  

UFSC

Memórias, inquietações e identidade: os caminhos que conduziram à educação do campo e à modelagem matemática
799010 Rita de Cássia Fraga da Costa UNIVILLE Panô de memórias: experiências narrativas e estéticas na criação artesanal das imagens de si
799072 Evelyn de Almeida Orlando  

UERJ

Memória, identidade e resistência de mulheres negras na festa de nossa senhora da boa morte de Cachoeira/BA
799847 Rafael da Silva Pereira Roseno

Adélia da Silva

Arryson de Carvalho Leoncio Melo

Vaniele do Espirito Santo Souza

IFESP Narrativas de pedagogas em formação: um olhar sobre memoriais de formação do IFESP/RN
Painel: 25 Dia: 22/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 4 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Laurizete Ferragut Passos – PUC-SP
803754 Luênia Kaline Tavares da Silva

Patrícia Carla de Macedo Chagas

IFRN O ser e o caminhar de uma professora pesquisadora em gestão ambiental: memórias, partilhas e narrativas escritas
802605 Itamar Zuqueto Serra Neto  

UFPA

Madalena Yara: memórias de vida e formação docente de uma filha das águas e de um amor “quase proibido” –
803484 Alessandra Olivieri Santos

Laurizete Ferragut Passos

PUC-SP Memoriais e encontros reflexivos: alternativas formativas para coordenadores pedagógicos
802813 Roseli Araujo Barros UEG No tear do tempo: memórias e narrativas de uma futura professora de matemática sobre suas experiências formadoras
803436 Rhebeca Oliveira Mendonça

Marcos Antonio Gonçalves Júnior

UFG

UEG

Revisitando memórias: a matemática ao longo da trajetória da pesquisadora
795208 Patrícia Ribeiro de Castro UFRJ As viagens da princesa Isabel no sul de Minas – 1868
Painel: 26 Dia: 22/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 5 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Tamar Genz Gaulke – UFRN
802939 Maria do Rosário Alves de Jesus SME

Brotas de Macaúbas-BA

Memórias das experiências de estudante de graduação na modalidade EAD – educação a distância
802913 Nayla Maria Gomes da Silva

Tamar Genz Gaulke

UFRN (Re)contando experiências: um estudo dos memoriais de formação dos professores de música na escola de música renascer em cultura
802569 Andréa dos Santos Moreira

Jussara Fraga Portugal

UNEB Memórias e narrativas docentes: saberes e fazeres em sala de aula
803827 Patrícia Lúcia Galvão da Costa

Maria da Conceição Passeggi

UFRN A escrita de memórias na escola
803312 Alessandro Alencar de Moura

Veridiane Rosa da Silva

Cristiane G. de Meneses Quinderé

Francione Charapa Alves

Francisca Sandra de Sousa

UFCG

URCA

Memória e narrativas orais: possíveis enlaces com a construção da identidade cultural do indivíduo
794941 Dinairan D. Souza,

Filomena de Arruda Monteiro

UFMT Primeiras reflexões sobre a constituição da profissionalidade
794963 Karen R. Shirahama Modesto

Simone Maria da Rocha

SEE/RN

UFERSA

O trabalho colaborativo em classe hospitalar: uma estratégia para a continuidade da escolarização de estudantes em tratamento de saúde prolongado
803456 Katia Siene Santos Dias

Julianna Britto Oliveira Santos

Tacyana Karla Gomes Ramos

UFS Trajetória profissional de um professor-gestor
Painel: 27 Dia: 22/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 6 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Yoshie Ussami Ferrari Leite – UNESP
802323 Amanda Lobosco Pinto

Luciana Esmeralda Ostetto

UFF Na pandemia, verdejar caminhos de pedra: narrativas de professoras, com as crianças e a natureza
802845 Eliane Aparecida da Silva

Daniela Dias dos Anjos

USF Reflexões sobre as transformações educacionais e sociais pós-pandemia, integrando tecnologias educativas e democracia em debate”
802902 Flávia Cristina de Macêdo Santana

Fabrício Oliveira da Silva

UEFS Narrativas de pós-graduandas em educação: experiências, insubordinações e resistências durante a pandemia
803787 Marleide Alves de Oliveira Medeiros

Elci Nilma Bastos Freitas

UNEB Narrativas docentes na Bahia: vida, formação e profissão em tempos de pandemia
794715 Gisele Adriana Bassi USF Memórias de professoras dos anos iniciais: as ressignificações do trabalho docente em decorrência da pandemia a partir do compartilhamento de narrativas autobiográficas
795348 João Ferreira Filho,

Yoshie Ussami Ferrari Leite

UNESP Constituição profissional de diretores de escola a partir de suas narrativas
Painel: 28 Dia: 22/05 Local: DEDC- Térreo Sala: 7 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Helena Amaral da Fontoura – UERJ
789457 Helena Amaral da Fontoura UERJ Narrativas de trajetórias formativas e caminhos profissionais de docentes da faculdade de formação de professores da UERJ
790271 Rosenilde Nogueira Paniago

Patrícia Gouvêa Nunes

IFGoiano Narrativas em portfólio como alternativas para a formação de professores pesquisadores
790428 Gabriel Christino Borges

Jorge Luiz da Cunha

UFSM A jornada transformadora da escola marista Santa Marta: narrativas de resistência, compromisso e formação na comunidade
794650 Andrea Sonia Berenblum UFFRJ Narrativas e experiências de professores/as alfabetizadores na formação docente inicial. uma reflexão sobre possíveis articulações
797094 Daiana Rodrigues da Cruz

Fernanda Priscila Alves da Silva

UFAM Narrativa autobiográfica: professora em formação no Amazonas
797958 Bruna Larine Dantas de Medeiros UERN A prática da escrita de si como caminho para uma formação técnica sensível e inclusiva
Painel: 29 Dia: 22/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 8 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Regina Magna Bonifácio de Araújo – UFOP
802233 Laís Vilela Gomes UFF O território educativo-cultural periférico e a formação estética docente: caminhar, (re)conhecer, narrar
802466 Regina Magna Bonifácio de Araújo

Bárbara Cristina M. Sicardi Nakayama

UFOP

UFSCar

A documentação narrativa das experiências pedagógicas como estratégia de investigação-formação-ação nas produções acadêmicas no Brasil
802504 Caio Santos Rodrigues

Simone Ribeiro Santos

UNEB A sala de aula como espaço de aprendizado na formação inicial de professores de Geografia: experiências a partir do PRP nos territórios do Recôncavo e do Sisal
802548 Iure Coutre Gurgel

Joelson de Sousa Morais

UECE

UFMA

Tecer os fios da docência no início de carreira pelas escritas narrativas de pesquisaformação
802551 Elaine da Silveira Ribeiro Ferrarese

Luciana Haddad Ferreira

Renata Helena Pin Pucci

UNIMEP

PUCC

USF

Narrativas (auto) biográficas da professora: drama e formação docente
802571 Juliana Batista Faria,

Giovanna Costa de Carvalho

Luiza Amaro de Andrade

UFMG Narrativas pedagógicas na formação de monitoras e monitores do programa imersão docente do centro pedagógico da UFMG
Painel: 30 Dia: 22/05 Local: DEDC – 1º Andar Sala: 9 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Carla Verônica Albuquerque Almeida – UNILAB
802873 Veronice Francisca dos Santos

Carla Verônica Albuquerque Almeida

UNILAB “Escrevivências” que descortinam quem eu sou: por uma formação docente refletida
802887 Leidinalva Amorim Santana das Mercês SEC-BA Idosas da EJA e as práticas de letramento em espaços de formação
802901 Andreia Cristiane de Oliveira

Simone Albuquerque da Rocha

SEDUC/MT

UFRMT

Entre o desatar dos nós e a formação de laços: narrativas de coordenadores pedagógicos iniciantes
802918 Tamar Genz Gaulke  

UFRN

Narrativas musicais de si: dispositivo de formação, temporalização e configuração da experiência
803106 Claudia Pires UNEB O programa de residência pedagógica e as itinerâncias formativas na formação inicial de professores de geografia
803143 Clara Maria Miranda de Sousa UNEB Cuidado e história de vida: a formação extensionista no projeto cuidando do mestre
Painel: 31 Dia: 22/05 Local: DEDC – 1º Andar Sala: 10 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Joane Vilela Pinto – UNESP
793547 Joane Vilela Pinto

Yoshie Ussami Ferrari Leite

UNESP Experiências, sentidos e políticas na gestão municipal de educação
796341 Alexandra Garcia

Graça Regina Franco da Silva Reis

UERJ

UFRJ

Artesanias narrativas: conversas com-partilhamento de experiências curriculares
797525 Angelita Aparecida Azevedo Freitas UFOP

UFMG

Sistematizando experiências pedagógicas: narrativas da docência
797703 Joelma da Conceição da S. H. e Souza

Andreia Viana da Silva Diniz

UFF Inclusão de autistas na educação básica: narrativas de professoras sobre experiências vividas com mães, docentes e discentes
799080 Renata Cristine Conceição

Roberta Schnorr Buehring

UFSC Sonhar, viver e caminhar juntas na pesquisa: experiências da orientação
799223 Alinne Martins de Souza

Teresa Mateiro

UDESC Musicando experiências e futuros: reflexões sobre a composição de canções em uma pesquisa (auto)biográfica
Painel: 32 Dia: 22/05 Local: DEDC – 1º Andar Sala: 11 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Maria dos Reis Dias Rodrigues – UFMA
788373 Jónata Ferreira de Moura UFMA Narrativas de licenciandos em pedagogia sobre suas infâncias: o perigo da idealização do ser criança
802864 Andrea Abreu Astigarraga

Maria Vanderlane Silva

UVA Narrativas (auto) biográficas com crianças sobre a escola no ensino fundamental
803385 Julianna Britto Oliveira Santos

Tacyana Karla Gomes Ramos

Katia Siene Santos Dias

UFS Percursos formativos de construção da identidade docente: o que é ser professora com crianças pequenas?
 

804087

Maria dos Reis Dias Rodrigues

Herli de Sousa Carvalho

Leiane da Costa Leandro Nascimento

UFMA O percurso metodológico de uma pesquisa com crianças
799091 Mônica Wendhausen

Renata Cristine Conceição

PMF Pontes e travessias: a transição continuada das crianças da educação infantil para os anos iniciais
798259 Neila Maria de Almeida Tome UFJF “Quando as falas silenciadas explodem”: possibilidades de diálogos entre as escrevivências nas práticas matemáticas na educação infantil
Painel: 33 Dia: 22/05 Local: DEDC – 1º Andar Sala: 12 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Celi Aparecida Espasandin Lopes – PUCC
789417 Felipe da Costa Negrão UFAM Contar de si (trans)forma: narrativas de professores que ensinarão matemática
795739 Lemerton Nogueira UFPE Narrativas pictóricas e as representações de si: desvelando aspectos da identidade profissional de professores(as) que ensinam matemática
796326 Edna Paola Fresneda Patiño

Gabriel Mancera

Jussara de Loiola Araújo

UFMG

UDFJC

Vivencias que movilizaron el encuentro del profesor camilo con el enfoque sociopolítico de la educación matemática
802026 Solange Loureiro Pozzuto

Celi Aparecida Espasandin Lopes

PUCC Narrativas (auto)biográficas e o desenvolvimento profissional de um grupo de estudos de professores(as) que ensinam matemática
802540 Cilia Cardoso Rodrigues da Silva SEEDF

ULisboa

Os desafios de aprender e ensinar matemática em tempos decoloniais: manifestações de flexibilidade de cálculo mental numa perspectiva do sentido de número
802711 Jéssica Hayana Monteiro Santos

Janaina Alves de Andrade

Gilvaneide Oliveira

UFPE

UFRPE

Escrevivências: reflexões sobre aqueles/as que têm a fineza de desinventar as dores da licenciatura em matemática UFPE-CAA
Painel: 34 Dia: 22/05 Local: DEDC Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Antônia Edna Brito – UFPI
803019 Denise Gisele de Brito Damasco

Laurizete Ferragut Passos

UnB

PUC-SP

A disciplina estudos (auto)biográficos e pesquisa narrativa na pós-graduação: uma biografia das aulas
798291 Vanderlei Balbino da Costa UFJ Escritos (auto) biográficos de acadêmicos na pós-graduação em educação
802626 Mari Lourdes Santos Lima Unicamp Atuação de Julia Viana na casa estrela em Cachoeira (BA) no século XIX: narrativas biográficas de irmandades
820072 Francisca Jelma da Cruz Sousa Antônia Edna Brito  

IFMA

UFPI

Das concepções às práticas avaliativas na educação profissional e tecnológica: sentido formativo das rodas de biografização para os colaboradores da pesquisa
798737 Edivaldo Lubavem Pereira,

Reginaldo Fernando Carneiro

UFSC

UFJF

Narrativas que desataram nós pela escuta ativa
Painel: 35 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Francisco Cleiton Alves – UFOB
797944 Francisco Cleiton Alves UFOB Narrativas sobre aprendizagem docente em artes: sentidos e significados sobre o estágio supervisionado
801115 Niédja Maria Ferreira de Lima

Bárbara Cristina M. S. Nakayama

UFCG

UFSCar

Do “ser professor artesão” ao “tornar-se professor de verdade”: trajetórias formativas de docentes surdos do ensino superior
802354 Mônica Luchese Marques UDESC Música no estágio supervisionado: (trans)formações, anunciações e práticas docentes
802522 Anair Araújo de Freitas Silva

Vanessa T. Bueno Campos

ULisboa

UFU

O rememorar e o refletir: as narrativas docentes através da escrita de cartas
802911 Maria Luiza de Freitas Guimarães UERJ A viagem: o percurso do tornar-me docente no ensino fundamental em uma escola Waldorf e na educação infantil municipal em Fortaleza
802882 Selene Amador Quintero

Miguel Ángel Martínez Rodríguez

UNAM-MX La formación profesional del psicólogo y la formación docente en la UNAM: una mirada intergeneracional desde la narrativa
Painel: 36 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Cristiano Lima dos Santos Almeida – UNEB
802021 Ana Paula Moraes Santos Souza

Cicera Sineide Dantas Rodrigues

Mabell Sales Batista Pinho

URCA Trajetória formativa de professoras de Tarrafas-CE: caminhos metodológicos e epistemológicos
802465 Cristiano Lima dos Santos Almeida

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Condições de trabalho docente em turmas multisseriadas: conhecimento pedagógico e narrativas de professoras
802514 Cassiane dos Santos da Silva

Raimundo de J. Teixeira Barradas

SEDUC-AM

UEA

Vivências pedagógicas no centro educacional professora Naíde Lins de Albuquerque: os impactos do novo ensino médio
802811 Maria da Conceição Bispo,

Carla Verônica Albuquerque Almeida

 

UNILAB

História de vida e atravessamentos de uma professora preta
802924 Patricia Pires Queiroz Souza UNEB Artesanato de uma professora aprendiz: retalhos, relatos, mosaico de mim
802928 Crizeide Miranda Freire

Juliana Cristina Salvadori

UNEB Professoralidades universitárias atravessadas pelas deficiências: [con]fabulações
Painel: 37 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 3 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Tânia Regina Dantas – UNEB
802786 Janio Di Paula C. de M. dos Santos

France Fraiha Martins

IFPA

UFPA

Ensino por pesquisa: um olhar dos discentes de um curso de licenciatura integrada
802844 María Lourdes García Barrientos UB/ Barcelona-ES La amistad entre mujeres que viven y traman la educación. apuntes sobre las posibilidades de una investigación-encuentro
802879 Sara Menezes Reis de Azevedo

Mariana Santos de Jesus

SMED-SSA

UNEB

UFBA

Escutas convergentes em espaços divergentes: conversações com professores da educação básica
802937 Fernando Leocino da Silva UFSC Aula(s) em movimento(s): entre narrativas, práticas e sentidos no/do ensino de história
803066 Elenilda Moreira De Sá Costa

Tânia Regina Dantas

UNEB Narrativas pedagógicas e possibilidades curriculares na EJA

Eixo III – Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais

Painel: 38 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 4 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Raquel Quintina Pereira – UFMS
788145 Rosa Maria da Motta Azambuja FBB Ensina-me Rosinha! O papel da tia-avó com o sobrinho neto no consultório psicopedagógico
797547 Deysiene Cruz

Regina Lúcia Portela

Cledineia Carvalho Santo

UFBA

UNEB

Memórias de avós: uma perspectiva intergeracional
802746 Janice Débora de Alencar Batista Araújo

Liana Liberato Lopes Carlos

UFC

UNINTA

“Cada família tem o seu jeito diferente.” as narrativas das crianças ciganas e não ciganas sobre seu cotidiano e relações familiares.
815395 Dagmar Ribeiro Duarte

Jussara Fraga Portugal

SEC-BA

UNEB

Entre o tempo e a história, revelam-se as memórias da cidade: narrativas de idosos sobre a “Princesa do Sertão”
802643 Renata Carnaúba de Sousa da Silva

Charles Maycon de Almeida Mota

UEFS Diferença e culturas da infância: as tessituras das narrativas de professoras sobre a manifestação de preconceito na educação infantil
815274 Raquel Quintina Pereira

Sandra Novais Sousa

UFMS “A prof já tava brava lá na sala, ela mandou todo mundo sentar nos seus lugares!”: dinâmicas de controle presentes na subjetividade infantil
Painel: 39 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad.Térreo Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Rosiane Costa de Sousa – RPMEVa/BA/UNEB
797622 Rosiane Costa de Sousa RPMEVa/BA “Há um corpo estendido entre a rua e a escola”: vulnerabilidade social, vicissitudes da vida, narrativas de adolescente
802460 Suzana Mary Farias Batista Caldas UFPel Juventudes pretas do ensino médio e (auto) biografia: protagonismo e emancipação nos novos modos de ser e de estar na escola pública
805366 Hildiones Silva e Silva,

Ilma Maria de Oliveira Silva

UFMA Da lamparina ao lampião: vivências e práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos
798299 Andrisa Kemel Zanella UFPel Gesto como linguagem de um corpo falante: a dimensão biográfica do corpo na formação de professores(as)

Eixo IV – Memória, história, literatura, artes

Painel: 40 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad.1º Andar Sala: 05 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti – UFPI
795415 Leandro da Silva Pereira Junior

Janice Débora de Alencar B. Araújo

Sahmaroni Rodrigues de Olinda

UFC A estética como meio/entremeio que sensibiliza o processo de construção das narrativas autobiográficas de professores/pesquisadores
798690 Silani Pedrollo UDESC Memórias de uma Professora de Música: construção e reconstrução da prática docente
802751 Stéfany Bicalho Fernandes PM-Maricá-RJ Poéticas de formação: retratos autobiográficos pelas brechas do curso de Pedagogia
802920 Evelyn de Almeida Orlando UERJ Um simples livrinho dedicado à família e aos amigos: o autoretrato da professora Waleska Paixão
803778 Ana Claudia Carmo dos Reis UERJ Da América à Europa: formação em viagem e desdobramentos pedagógicos na trajetória profissional de Heloisa Marinho
802619 Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti

Rodrigo Alves de Melo

Raimundo Nonato de Sousa Neto

 

UFPI

Produções intelectuais sobre narrativas de viagens de educadores musicais
Painel: 41 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad. 1º Andar Sala: Lab 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Raquel Alvarenga Sena Venera – UNIVILLE
799142 Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon

Raquel Alvarenga Sena Venera

UNIVILLE O piano como patrimônio i/material
802319 Lívia Chagas da Paz UFG “Casamento”: prática artística e metodologia autobiográfica
802682 Adelly Poyaes UERJ Este menino era eu: motivações de Vasconcelos Torres para escrever a biografia de Ary Parreiras (1940)
803870 Milca Maria Cavalcanti de Paula

Gilvaneide Oliveira

UFRPE Educador musical na abordagem Orff – Schulwerk: narrativas autobiográficas
815504 Alana Cerqueira de Oliveira Barros

Jussara Fraga Portugal

UNEB “Guardando as recordações das terras onde passei […]”: memórias, canções e (bio)grafias de Luiz Gonzaga
800808 Bruna Mazzotti UFG Amor como matéria prima: operações do autobiográfico em três performances
Painel: 42 Dia: 22/05 Local:Pós-Grad.1º Andar Sala: Lab. 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Célia Tanajura Machado – UNEB
799391 Carla Andrea Corrêa UFF Experiências estéticas docentes no isolamento pandêmico: memórias e narrativas
795965 Alan José Alcântara de Figueiredo
Célia Tanajura Machado
UNEB Desdobrando o dobrado
803829 Nathalia Araújo Duarte de Gouvêa

Gabrielle Carla Mondego Pacheco

UERJ A biografia forjada de Maria Dimpina Lobo Duarte (1891-1966): vestígios encontrados na imprensa
795646 Adriana Vaz UFPR Temas, contextos e subjetividades na pintura de Maria Auxiliadora da Silva (1968-1974)
803832 Priscilla da Silva Figueiredo UERJ “It'S not a memoir, it’s a we-moir”: repensando o conceito de autobiografia em Brother, I’m Dying, de Edwidge Danticat
802533 Gabrielle Carla Mondego Pacheco

Michele Ribeiro de Carvalho

UERJ

UNIFESP

Entre escolhas e omissões: as narrativas autobiográficas de Júlia Lopes de Almeida e Erico Veríssimo

DIA: 23/05/2024

Eixo I – Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica

Painel: 43 Dia: 23/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Ricardo Antonio Castaño Gaviria – UdeA
801556 Neuzita de Paula Soares

Luciana Haddad Ferreira

Renata Helena Pin Pucci

UNIMEP

PUCC

USF

As pesquisas narrativas e (auto)biográficas na formação docente: um mapa dos estudos realizados no Brasil
798357 Juaciara Barrozo Gomes

Silvana Soares de Araujo Mesquita

UFRRJ

PUC-Rio

A expansão do método autobiográfico em diferentes países: potencialidades metodológicas e formativas
802008 Angelo Dantas de Oliveira UNEB Formação de professores e pesquisa autobiográfica nas UEBAS
802809 Adriana de Freitas Salomão do Nascimento

Helena Amaral da Fontoura

 

UERJ

A dimensão da abordagem narrativa na formação continuada de professores
802881 Leandro Limoni de Campos Fonseca UFSCar-SO Escrevivência como operador teórico-metodológico na abordagem biográfico-narrativa: mapeando a produção acadêmica no campo da educação
801372 Ricardo Antonio Castaño Gaviria UdeA Tensiones y contradicciones en los procesos de investigación auto biográfica
Painel: 44 Dia: 23/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Rita de Cássia Magalhães de Oliveira – UNEB
798079 María Margarita Villegas Graterol POSENSINO A narrativa de si na constituição do sujeito investigador
802573 Renata Barroso de Siqueira Frauendorf Unicamp De narrativasestrelas a constelações: experimentações da formadora flâneuse de formadoras em investigaçãoformação narrativa
798986 Idelvandre Vilas Boas de Santana Santos Unicamp A reflexividade da pesquisadora na relação com outros: o memorial de formação
798363 Rejane Zanini

Giana Weber de Oliveira

UFSM Entrelaçamentos em teses do GEPEIS: imaginário social e abordagem (auto)biográfica
802611 Rita de Cássia Magalhães de Oliveira UNEB Mosaico metodológico: biografizando histórias de vidas (a)típicas

Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas

Painel: 45 Dia: 23/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 3 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Ednardo Monteiro G. Do Monti – UFPI
802442 Raimundo Nonato de Sousa Neto,

Ednardo Monteiro G. Do Monti

UFPI Entre narrativas, viagens, atas e resoluções: as memórias da criação do departamento de educação e transição para centro de ciências da educação da Universidade Federal do Piauí (1971-1975)
803843 Wigna Macedo

Sara Raphaela Machado de Amorim

UERN Fotografias, memórias e trajetória de formação: entrecruzamentos autobiográficos e investigativos no campo da história da educação
801639 Maria Helena Dantas dos S. Neves UFF Para (con)fiar uma educação antirracista: prosas, memórias e narrativas da docência com bebês
802361 Roberta Guimarães Teixeira

Júlia da Silva Lima

Fernanda Mello

UERJ Quais quintais levamos para dentro da escola? narrativas e memórias de infância como ‘pesquisaformação’
802438 Fernanda Rodrigues Zanatta UCS Narrar a própria vida: construindo a memòria de uma professora do curso normal
802526 Aldaci Santos Lopes,

Ana Paula Silva da Conceição

UNEB Ateliê (auto)biográfico na escola doutoral: narrativas (auto)biográficas e memórias formativas
802954 Gilvete De Lima Gabriel UFRR As enunciações do grupo-referência e a refiguração de si
Painel: 46 Dia: 23/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 4 Horário:08h00 às 10h00
Coordenação: Eliane Dutra de Souza – PUCC
801274 Fabiola Oliveira Batista

Gabriella de Oliveira Reis

Rosianny Campos Berto

 

UFES

Tornar-se professora de educação física durante a pandemia de covid-19: o memorial como dispositivo de (auto)formação
802655 Rosianny Campos Berto

Fabiola Oliveira Batista

UFES Narrativas tecidas em ateliê: processos (auto)formativos em educação física durante a pandemia de Covid-19
802655 Eliane Dutra de Souza

Marcos Otávio Cassiano dos S. Lima

PUCC Educação infantil e pandemia da Covid-19: percepções das famílias
806836 Fabio Augusto Coelho da Cruz

Carla Danúbia S. de Santana Coelho

Maria Juliana Góes Coelho da Cruz

IFBA

IFMA

Relato de experiência da análise dos dados da pandemia covid-19 a partir dos conceitos matemáticos aplicados em turmas do ensino médio técnico
795225 Paulo Roberto Fernandes

Silvia Sell Duarte Pillotto

UNIVILLE A literatura como mobilizadora de práticas educativas e sensibilidades: ateliês literários com professores do Ensino Médio
Painel: 47 Dia: 23/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 5 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Fábio Machado Pinto – UFPel
798285 Marcelo S. da Silva,

Fábio Machado Pinto

UFPel A pesquisa-formação no ensino superior de educação física: estratégias de escrita e reinvenção de si na construção dos projetos de ser professor
798814 Rubia Mara de Sousa Lapa Cunha UNEB A formação humana no IPN: uma narrativa do processo civilizatório sertanejo
798889 Virginia Georg Schindhelm

Maria Luisa Furlin Bampi

UFF

UERJ

Experiências e formação acadêmica em escolas de educação infantil: múltiplas linguagens e vivências das crianças
798925 Maria Luisa Furlin Bampi

Virginia Georg Schindhelm

UERJ

UFF

Experiências de vida, biografias, narrativas de si e a pesquisaformação
799126 Karla Ingryd Ferreira Barbosa

Ritta Maria Morais Correia Mota

UFBA Narrativas de insubordinação: professores-médicos da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) e a transformação na educação do século XIX
799816 Valdivan Ferreira de Lima

Claudia Marcia Lyra Pato

UnB (Auto)biografia e educação ambiental: uma proposta de pesquisa-formação docente
Painel: 48 Dia: 23/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 6 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Margaréte May Berkenbrock Rosito – UNICID
802596 Juliana Paiva

Margaréte May Berkenbrock Rosito

UNICID Documento autobiográfico: a dimensão estética das narrativas (auto) biográficas produzidas na metodologia de pesquisa “colcha de retalhos” na perspectiva do paradigma singular plural na formação inicial de professores
802612 Micheli Bispo Amorim Cruz

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Histórias de vida de formadores: (áudio)biografias de formação continuada na educação básica da Bahia
802630 Naira Paiva Farias

Andrea Abreu Astigarraga

UVA Reflexos da pesquisa formação em meu processo formativo na licenciatura em pedagogia
802665 Debora Cristina da S. C. Conceição

Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo

Eda Maria de Oliveira Henriques

UFF

CPII

Políticas públicas de formação do professor de educação infantil no brasil: contribuições da pesquisaformação narrativa (auto) biográfica
802687 Giseli Barreto da Cruz

Aline Jorge S. Crispim de Carvalho

Leticia Oliveira Souza

Marilza Maia de Souza de Paiva

UFRJ

CPII

Pesquisa-formação como estratégia de indução docente: entre o agir e reagir por meio da narrativa (auto)biográfica
Painel: 49 Dia: 23/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 7 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Bárbara C. M. Sicardi Nakayama – UFSCar
803303 Solange A. da Silva Brito

Bárbara C. M. Sicardi Nakayama

UFSCar Pesquisadora-autora-cidadã: sobre narrar a vida e produzir ciência em espaços/tempos de pesquisa-vida-formação
803324 Dayselane Pimenta Lopes Rezende UFJF Um olhar para a formação e práticas pedagógicas de professoras que ensinam matemática em turmas multisseriadas
803453 Ana Carolina Moura Bezerra Sobral

Zélia Maria Soares Jófili

Gilvaneide Ferreira de Oliveira

 

UFRPE

Compreendendo o desenvolvimento profissional do docente a partir da narrativa de suas trajetórias acadêmicas e de formação
803462 Henrique Frey

Bárbara C. M. Sicardi Nakayama

UFSCar-SO Diálogos entrecruzados e encontros de pesquisa-vida-formação: narrativa (auto)biográfica, cartas pedagógicas e educação cidadã
804084 Leiane da Costa Leandro Nascimento

Herli de Sousa Carvalho

Maria dos Reis Dias Rodrigues

UFMA Narrativas (auto) biográficas como dispositivo de (auto)formação e (auto)afirmação de identidade
803768 Cintia Aliny Silva de Souza

France Fraiha Martins

UFPA A importância do contexto formativo na formação geral de professores de química
Painel: 50 Dia: 23/05 Local: DEDC-Térreo Sala: 8 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Liege Maria Queiroz Sitja – UNEB
816131 Rebecca Machado Oliveira da Silva

Liege Maria Queiroz Sitja

UNEB Ontologia e formação: uma compreensão da profissionalidade docente a partir das narrativas autobiográficas em tempo, espaço e movimento
802666 Joseane Elizabeth Soares Assunção

Andrea de Lima Siqueira

UERR Narrativa autobiográfica: reflexões sobre saberes docente e a formação
793851 Vanessa Suligo Araujo Lima UNEMAT

SEDUC-MT

Narrativas docentes sobre a formação continuada: um olhar dos professores para as ações de formação promovidas pelo estado de Mato Grosso
795814 Cristina Rosa David Pereira da Silva UNR-ARG Explorando a teoria queer na educação latino-americana: um olhar narrativo sobre a escolha da abordagem construtivista na criação de uma escola.
796499 Adriana Franco de Camargo Augusto

Nadia Camargo

Celi Aparecida Espasandin Lopes

PUCC Indícios de reflexividade narrativa de seis professores dos anos iniciais
797869 Jane Maria Braga Silva

Reginaldo Fernando Carneiro

SE/PJF

UFJF

Por mais narrativas de professores sobre as dimensões de seu trabalho
Painel: 51 Dia: 23/05 Local: DEDC-1º Andar Sala: 9 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Luiz Carlos Pinheiro Ferreira – UnB
799777 Erica Elexandra Areiza Pérez UdeA Formación y contrapoder en escuelas y bibliotecas: relatos y experiencias ante violencias y desigualdades
799849 Raquel da Costa Barbosa

Mariana Martins de Meireles

UFRB Protagonismo docente e patrimônio pedagógico: um elogio a experiência no contexto de turmas multisseriadas
799939 Samara Moura Barreto

Marlene de Alencar Dutra

IFCE Aprendizagens existenciais pela alteridade: experiência autoformadora na supervisão no pibid educação física do IFCE
802470 Luciano Lopes Machado

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

UnB Experiências [per]formativas: narrativas de um corpo em movimento
802707 Simone Ribeiro Santos UNEB Narrar é um movimento reflexivo e experiencial sobre o vivido para a reinvenção de si
802752 Clarissa Moura Quintanilha UERJ Mandalas narrativas: experiências formadoras docentes
Painel: 52 Dia: 23/05 Local: DEDC-1º Andar Sala: 10 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Hanilton Ribeiro de Souza – UNEB
802374 Arlete Miranda Amancio Maciel

Patrícia Júlia Souza Coêlho

UNEB Narrativas autobiográficas das professoras de uma escola pública de educação infantil no município de Tucano-BA: potencialidades formativas e de atuação profissional
788190 Valery Vitória Barreira da Silva

Victória Sabbado Menezes

UECE A trajetória de vida e os espaços formativos de licenciandos/licenciandas em geografia da UECE: os (des)caminhos da identidade profissional
802459 Marcos Paulo de Almeida Reis

Hanilton Ribeiro de Souza

UNEB Narrando a geografia do meu lugar – cartografias pessoais para desvelar e apreender as (geo)grafias de Dom Macedo Costa/BA
802737 Maryelle Florencio Mariano

Raul Reis Amorim

Unicamp O que os diários ensinam à professora de Geografia?
793762 Carolina Santos de Miranda

Ruth do Nascimento Firme

Gilvaneide Oliveira

UFRPE Espaços virtuais e narrativas de vida: possibilidades de vivências autoformativas com professores de ciências
Painel: 53 Dia: 23/05 Local: DEDC-1º Andar Sala: 11 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Vanessa Cristina Girotto Nery – UNIFAL
799123 Sarah Lais Almeida de Souza

Rubia Mara de Sousa Lapa Cunha

UNEB Narrativas de vidas na UATI: ações de rememorações na terceira idade – registros de vivências
802447 Vanessa Cristina Girotto Nery

Elizeu Clementino de Souza

UNIFAL

UNEB

Humanização no sistema prisional sob a ótica da justiça restaurativa: histórias e narrativas de vidas cruzadas
802698 Mabell Sales Batista Pinho

Ana Paula Moraes Santos Souza

Cicera Sineide Dantas Rodrigues

URCA Saberes curriculantes e história de vida de cantores populares urbanos do Cariri cearense: veredas teórico-metodológicas
803405 Renato Sardinha de Souza,

Marcos Antonio Gonçalves Júnior

UFG Narrativas de vida e a constituição da identidade profissional dos professores em um grupo colaborativo.
797265 Sandiara Daíse Rosanelli

Tamara Conti Machado

Jorge Luiz da Cunha

UFSM Valorizando o sujeito: inter-relações entre educação histórica e (auto)biografias
802908 Geórgia Sampaio Zaranza

Cristiane Soares e Silva

Francisca Eleneide Xavier Ávila

IFCE O quintal-brinquedo como laboratório estético: narrativas autobiográficas criadoras de uma menina-professora-pesquisadora
Painel: 54 Dia: 23/05 Local: DEDC-1º Andar Sala: 12 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Edson Fernando Oliveira Silva – UFBA
798898 Jéferson Felipe Gagliato

Fabrício Oliveira da Silva

UEFS Constituição da identidade docente de bacharéis em engenharia: narrativas do habitar à docência na universidade
797272 Diane Miranda Menezes UNILAB Narrativas de mães-educadoras como letramentos de resistência
797384 Selma Nascimento Vilas Boas USF Narrativas da própria prática e sua contribuição para a documentação e reflexão da coordenadora pedagógica da escola das infâncias
802623 Edson Fernando Oliveira Silva

Ana Carolina Silva Oliveira

UFBA

UNIFACS

Letramento racial e narrativas de resistência: o papel das professoras negras na desconstrução de estereótipos e na construção de uma educação antirracista
802625 Edson Fernando Oliveira Silva

Ana Carolina Silva Oliveira

UFBA

UNIFACS

Desenvolvendo uma educação antirracista: o impacto das professoras negras no letramento racial e nas narrativas de resistência
Painel: 55 Dia: 23/05 Local: DEDC Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Charles Maycon de Almeida Mota – UEFS
802024 Felipe Lisonjeado

Raquel Cruz Freire Rodrigues

UEFS Andanças em busca das poéticas orais do mestre narrador no sertão
802038 Victor Souza Santos

Charles Maycon de Almeida Mota

 

UEFS

O atendimento educacional especializado de alunos com deficiência: narrativas sobre diferenças e inclusão
802422 Gabriel Rosa da Conceição Silva

Hanilton Ribeiro de Souza

 

UNEB

Cartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do lugar – (re)leituras de São Miguel das Matas/BA pelos seus moradores
802305 Agnes Francine de C. Mariano UFOP “O que te trouxe até aqui?”: reflexões sobre narrativas de si como recurso pedagógico
802493 Marilza Maia de Souza de Paiva

Giseli Barreto da Cruz

CPII

UFRJ

Cultura institucional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores iniciantes
Painel: 56 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad.Térreo Sala: 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Roseli Araujo Barros – UEG
803429 Tacyana Karla Gomes Ramos

Julianna Britto Oliveira Santos

Katia Siene Santos Dias

UFS Narrativas dialógico-interativas nos processos formativos de professoras como dispositivo para a aprendizagem da docência com bebês
803731 Simone de Paula Rocha

Bárbara C. M. Sicardi Nakayama

UFSCar-SO Convers(a)ção: escutar, narrar, pesquisar – as cartas pedagógicas como modo de escuta das professoras do atendimento educacional especializado
799852 Paula de Camargo Penteado

Laurizete Ferragut Passos

Pulsar Consultoria Pedagógica

PUC-SP

A reflexividade narrativa nos diários de bordo de professoras de uma creche: possibilidades para o desenvolvimento profissional
802637 Ismara Sobral Pereira

Milton Ferreira da Silva Junior

Claudia Oliveira Reis

UFSB

Bureau Veritas (BV)

A gestão de qualidade e as boas práticas didático pedagógicas étnico-empreendedoras: o caso da escola técnica profissional Ceepbiotecnologia – Itabuna-BA
802659 Vanessa F A Bomfim,

Gehysa Garcia

UnB Sequestro da subjetividade: a escola que nega a dignidade humana
802663 Roseli Araujo Barros

Samara de Souza Dourado

SME-Anicuns-GO

UEG

Eu nasci assim: narrativas de um estudante com baixa visão sobre sua trajetória formativa no ensino superior
Painel: 57 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Rita de Cassia Gallego – USP
803374 Vivian Batista da Silva Silva

Paula Perin Vicentini

Rita de Cassia Gallego

USP Espaços de iniciação no magistério: narrativas sobre os efeitos dos estágios na licenciatura
803734 Ieda Fatima da Silva

Áurea da Silva Pereira

UNEB Saberes de si das mulheres da UATI: as velhices e seus sentidos
805937 Cristiane Ribeiro Cabral

Weverlin Ferreira Brizola

UFGD

UFMS

Os caminhos subversivos percorridos no processo formativo de um(a) pesquisador(a) narrativo(a)
799225 Sergio Ricardo Santos da Silva SMED Os saraus periféricos e suas narrativas poéticas de si: as pedagogias de quebrada nas comunidades do Alto do Cabrito e Sussuarana, em Salvador/BA.
803725 Carla Danúbia S. de S. Coelho

Maria Juliana G. Coelho da Cruz

Fabio Augusto Coelho da Cruz

IFBA

IFMA

Mãos talentosas: projeto de extensão do IFBA para promover o conhecimento de geometria nas escolas públicas de ensino básico no município de Irecê e região
798336 Rosa Maria Moraes Anunciato UFSCar Narrativas sobre o início da carreira produzidas na rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência (READ)

Eixo III – Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais

Painel: 58 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad.Térreo Sala: 3 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo – UNEB
802213 Jaqueline Oliveira dos Santos FEUSP “Uma não autobiografia”: diálogos possíveis entre o fazer artístico de Eva Furnari e as crianças leitoras
802489 Klaudiana Viana Torres UFC Uma casa, uma sala, um ponto, uma linha e um conto: narrativas (auto)biográficas desenhadas entre uma professora artista e crianças de 6º anos de uma escola pública em Caucaia-CE
803732 Rosângela Silva Do Carmo UFBA Eu fico com a pureza das respostas das crianças: experiências musicais na classe hospitalar
805367 Lauzilene Matos Marques

Herli de Sousa Carvalho

UFMA Práticas pedagógicas interdisciplinares a partir da brincadeira de roda borboletinha
799546 Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo UNEB Infâncias vividas no “país das maravilhas digitais” – tecnoagência e dispositivos móveis: o que nos dizem as crianças
788539 Giovanna Lemos Lopes UDESC “A memória pode morrer?”: (auto)biografia feita por crianças no teatro e a abordagem do drama como mote para processos de criação em sala de aula
Painel: 59 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad. – Térreo Sala: 4 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Ecleide Cunico Furlanetto – UNICID
802705 Claudia Calore da Silva

Natalia Bortolaci

Ofélia Maria Marcondes

IFSP Trajetórias singulares após um período de inatividade na escolarização formas: a retomada dos estudos nas licenciaturas do IFSP – campus registro
803427 Ivanice Nogueira de C. Gonçalves

Ma. Cristiane Nobre Nunes

Ecleide Cunico Furlanetto

UNICID Narrativas sobre a violência: uma análise de dados das notificações da ficha SINAN no período da pandemia Covid-19
803783 Cristina Ramos da Silva

Laurizete Ferragut Passos

Maria Cecília Orlandi Cangi

Monica Cristina de Souza

PUC-SP Encontros, atravessamentos e singularidades: história de uma professora destacada de um programa de pós-graduação, a partir da abordagem (auto) biográfica
815278 Sandra Novais Sousa

Raquel Quintina Pereira

UFMS As culturas de pares e a construção da identidade docente: o desafio e controle sobre a autoridade adulta pelas crianças, à luz de Corsaro

Eixo IV – Memória, história, literatura, artes

Painel: 60 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad Térreo Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor – Fiocruz
799026 Ariane Nascimento Macedo

Josias Cardoso de Sena

Ritta Maria Morais Correia Mota

UFBA A pesquisa biográfica das fotopinturas como elo entre história, memória e arte: novas narrativas para além dos muros da universidade
802566 Isabella Beatriz de Abreu UFMS Re-morrer: a arte como proposição de entre
802568 Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor Fiocruz Narrativas em autoficções: a literatura como alteridade
802431 Jacqueline de Albuquerque Varella UERJ Cartas serranas: uma escrita em primeira pessoa
802472 Solange Salete Toccolini Zorzo IFBA A leitura literária no ensino médio: entre memórias e ressignificações
Painel: 61 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad. 1º Andar Sala: 5 Horário:08h00 às 10h00
Coordenação: Rosvita Kolb Bernardes – UFMG
802727 Patrícia de Ávila Vechiatto Cajai

Maria da Conceição Passeggi

 

UNICID

UFRN

A escrita de si como dispositivo na constituição do sujeito poético em textos de estudantes do ensino médio colégio marista arquidiocesano
791842 Marcos Antonio Vasco de Almeida

Lucila Pesce

IFSP

UNIFESP

Leitura, dialogismo e empoderamento: uma pesquisa-formação em um círculo de leitura de adolescentes de classe trabalhadora.
802384 Helena Stürmer UFV Escrevendo com o corpo: a experiência estética na construção de minha identidade de pesquisadora
802027 Alexandra Simões de Siqueira Poéticas de Luz-MG Ateliê fotobiográfico: a fotografia como mediação (auto)biográfica
796103 Aline Aparecida Lages Thomaz

Rosvita Kolb Bernardes

UFMG A Horta como Ateliê Autobiográfico em Arte
791850 Neuza Maria Sant’ Anna de Oliveira UERJ Escrevivências: diálogo ancestral com minhas mais velhas.

Eixo V – Narrativas digitais, culturas e (re)invenções de si

Painel: 62 Dia: 23/05 Local: Pós 1º Andar Sala: Lab. 1 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Graça Regina Franco da Silva Reis – UERJ
798548 Tiago Duque UFMS A biografia de uma rena natalina na era digital: diferenças e governamentalidade inflável em Campo Grande (MS)
802676 Maria Julia Nunes

Rousiane Damasceno Evangelista

Jussara Cassiano Nascimento

FAB Tecnologias digitais: linguagens múltiplas de aprendizagem por meio de narrativas pedagógicas
802816 Noale Toja

Thamy Lobo

Eneida Leão Teixeira

UERJ Só dez por cento é mentira – fabulações e criações de si a partir das cineconversas com Manoel de Barros
814712 Talita dos Santos Malheiros Gregorio

Rafaela Rodrigues

Maristela Petry Cerdeira

UERJ Para além da simplificação do off: por um pensar acerca da proibição dos usos das tecnologias digitais nos cotidianos escolares
802521 Soymara Vieira Emilião

Graça Regina Franco da Silva Reis

UFRJ

UERJ

E se a escola fosse gente? a produção de vídeos como possibilidade de ampliação do presente

Eixo VI – Narrativas, resistência, saúde e empoderamento

Painel: 63 Dia: 23/05 Local:Pós 1º Andar Sala: Lab 2 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Maximiano Martins de Meireles – UNEB
797948 Parmênides Justino Pereira UFAL Narrativa autobiográfica e resistência indígena: da saga familiar ao surgimento da aldeia Pankaxuri
801707 Beatriz Santos Pontes

Jorge Luiz da Cunha

UFSM Comunidades quilombolas, tempos e espaços: redes de significados
802747 Ana Carolina Silva Oliveira

Edson Fernando Oliveira Silva

UNIFACS

UFBA

Necropolítica e corpos negros: impactos e resistências na contemporaneidade
798298 Daniela Chimainski

Márcia Eliane Leindcker da Paixão

UFSM Sistema prisional e gênero: diálogos (im) pertinentes
789962 Jocelma Gusmão Barreto Lima UNIFTC Narrativas de resistências das mulheres estudantes vítimas da violência simbólica da educação de jovens e adultos: travessias pelas políticas públicas e a busca pelo empoderamento
789398 Giovane Rodrigues Jardim IFRS

UFPel

A memória como posicionamento no mundo: sobre o testemunho de vítimas militares à comissão nacional da verdade no Brasil
802935 Joyce Sangolete Chaimsohn UFBA A árvore da vida: investigação, cuidado e narrativas de si em cena
Painel: 64 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad. 2º Andar Sala: 6 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Carina Marinho Picanço- UNEB
798183 Pâmela Andressa Freitas Franco

Susy Kelly Azevedo de Melo

Leandro de Almeida Costa

Unisulma

UFMA

Mapeamento de pesquisas com a utilização do método biográfico e a vivência de profissionais de saúde na pandemia de Covid-19
802238 Carina Marinho Picanço UNEB A preceptoria como ressignificação de sentido da profissão
802368 Simone Maria da Rocha UFERSA Libras no ambiente hospitalar: narrativas de profissionais da saúde
802880 Franciele Reis Messias

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Tornar-se/r psicóloga – feminilização da profissão e performatividades de gênero (im)possíveis: experiências de vida formação de profissionais de psicologia
803501 Emília Karla De Araújo Amaral UNEB Os sentidos do silêncio: reflexões sobre o não dizer em pesquisas narrativas
802856 Cláudia Vaz Torres

Elizeu Clementino de Souza

UNIFACS

UNEB

Desinstitucionalização das práticas em saúde mental: narrativas de profissionais de saúde
802517 Senadaht B. Baracho R. de Oliveira

Maria da Conceição Passeggi

UFRN

SEEC-RN

UNICID

Há escola no hospital! a criança com doenças crônicas e sua agência frente a situações de múltiplas vulnerabilidades

Eixo VII – Histórias de vida, gênero e diversidades

Painel: 65 Dia: 23/05 Local: Pós 2º Andar Sala: Video Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Milca Maiara Mendes Cummings – UNEB
792397 Amanda Mendes Soares

Kenned de Souza Brandão

Fernanda Priscila Alves da Silva

UFAM Narrativas de universitárias- mulheres amazônidas
797848 Maria Elvira N. Laranjeira Scolaro UNEB Sinhá Maria: uma filha de escravizados, na frente de seu tempo
799465 Elisabete da Silveira Ribeiro UFT Que mulheres podem ser universitárias?
802287 Milca Maiara Mendes Cummings

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Mulheres, mães e professoras: reflexões sobre condições de trabalho e (in)visibilidades
802649 Luiza Mandela Silva Soares

Marília Carvalho da Fonseca

Geni de Oliveira Lima

UERJ Encontros ancestrais: histórias que contam experiencias de mulheres pretas na universidade
802759 Jackeline Silva Cardoso

Tânia Regina Dantas

UNEB As marcas do patriarcado na trajetória de docentes mulheres: (entre)olhares com as narrativas (auto)biográficas
829304 Luciana Nascimento dos Santos UNEB Narrativas de professoras quilombolas
Painel: 66 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad 3º Andar Sala: 7 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Sirley Aparecida de Souza – UFG
802722 Camila dos Passos Roseno UPE Autobiografias como fonte de pesquisa na identificação de saberes docentes advindos das trajetórias de vida de professoras lésbicas
 

802775

Wallace Matos da Silva

Rafael Siqueira de Guimarães

UFSJ

UFBA

Viadagens, vivências e desafios da pesquisa com narrativas: histórias de vida de docentes lgbt do Instituto Federal da Bahia
803737 Yanaêh Vasconcelos Mota

Mário André Wanderley Oliveira

UFMS Narrativas e concepções de gênero e sexualidade de duas professoras de violoncelo atuantes em universidades federais
802530 Davi Silva da Costa

Viani da Silva Soares

Ifbaiano

SEC-BA

Relatos (auto)biográficos de egresses LGBTQIAPN+ do Ifbaiano campus Serrinha
802842 Sirley Aparecida de Souza UFG Enquanto vida eu tiver eu não vou desistir”: trama narrativa de Khaty Silva, mulher transexual (mulher redesignada) engajada na luta pelo combate ao preconceito
802941 Leandro de Almeida Costa

Jónata Ferreira de Moura

Susy Kelly Azevedo De Melo

Pâmela Andressa Freitas Franco

UFMA

SME-MA

UNISULMA

Trajetória De Vida E Formação De Discentes Homens LGBTI+ No Curso De Pedagogia
Painel: 67 Dia: 23/05 Local: Pós-Grad. – 3º Andar Sala: 8 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Adson dos Santos Bastos – UNEB
791296 Augusta Machado Magnus

Maria Carolina Machado Magnus

UFSC Dona Augusta e suas relações com o campo e a educação: história de vida
 

796873

Edileusa do Socorro Valente Belo

Melquesedeque de Souza Alves

UFRR Trajetória pessoal e profissional de um professor de matemática que atua no novo ensino médio em Boa Vista-RR
802759 Nathalia Araújo Duarte de Gouvê

Gabrielle Carla Mondego Pacheco

UERJ Vozes silenciadas e vidas (re) contadas nas obras de Júlia Lopes de Almeida (1903) e Emma Pérez (1996)
802600 Adson dos Santos Bastos UNEB Memórias de professoras idosas aposentadas: narrativas das experiências de vida-formação-profissão
792672 Emily Santarém de Souza

Fernanda Priscila Alves da Silva

UFAM Trajetórias estudantis de calouros do ICSEZ/UFAM
Painel: 68 Dia: 23/05 Local: Pós 3º Andar Sala: 9 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Antonio Carvalho dos Santos Junior – UNEB
791504 Kenned de Souza Brandão

Fernanda Priscila Alves da Silva

Amanda Mendes Soares

UFAM Trabalhadoras sexuais no amazonas: uma autobiografia de uma puta manauara
798358 João Vitor Costa Cordeiro

Monica Silva Aikawa

UEA Fala que nem homem! uma trama ficcional de gênero, sexualidade e docência
798037 John Jamerson da Silva Brito UFJF Narrativas orais de docentes LGBTIA+: experiências (auto)formativas em gêneros e sexualidades
800477 Daniela Alves Marques UFG Vias de escape: desvios fálicos
801338 Paula Valentine Soares de Freitas UNEB Percursos das mulheres cotistas transexuais na pós-graduação stricto sensu da UNEB: uma sistematização dialógica no âmbito educativo e social
802034 Antonio Carvalho dos Santos Junior

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Sendo professor: homofobia e racismo curricular em trajetórias docentes