Horário: 08h00 às 10h00
DIA: 21/05/2024
Eixo I – Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica
Painel: 1 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 1 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Mariana Martins de Meireles – UFRB/UNEB | |||||||
798788 | Lionar Lavratti
Teresa Mateiro |
UDESC |
Medialidade da música na
pesquisa (auto)biográfica |
||||
799549 | Mariana Martins de Meireles | UFRB
UNEB |
“O que vemos quando lemos”: ensaios visuais na pesquisa (auto)biográfica | ||||
790449 | Valeria Metzdorff | UBA | La tesis como poética de sí de una investigación de maestra | ||||
803197 | Leandro Henrique do Ó Ponzi
Ana Lúcia Gomes da Silva |
UNEB | Corpografia das professoralidades: modos de habitar a docência | ||||
800247 | Maria Eduarda Cesar de Oliveira | UFPB | Otobiografias: uma análise do quase-conceito nome próprio na poesia de Marcos Siscar | ||||
800026 | Patrícia Martins Goulart | UNIFESP | Narrativa biográfica póstuma: um método de pesquisa | ||||
818925 | Juan Mário Ramos Morales
Karen Jocelyn Zamora León |
UNP-MX | Relato de formación, modos de ser del acompañamiento en educación |
Painel: 2 | Dia: 21/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 2 | Horário: 08h00 às 10h00 |
Coordenação: Jussara Fraga Portugal – UNEB | |||
80290 | Flavia Luciane Pinheiro Gonzales | FURG | EMEJA Paulo Freire e os relatos de uma escola andarilha: a documentação narrativa (auto)biográfica da travessia política e pedagógica |
802574 | Vanessa Mandriola | INES | (Auto)biografia e seu papel nos processos formativos de tradutor/intérprete de libras |
803017 | Neide Naira Paz Lemos
Francisco Marcos P. Soares |
UFPI | Escrita de si de professores da educação infantil: pesquisas (auto)biográficas em movimento |
802469 | Juliana de Sousa Lima
Sandra Alves de Oliveira |
SME/Emlaa
SE/EMABA UFJF UNEB SME/CMAJO |
Insubordinação criativa nas experiências formadoras de uma diretora escolar |
789192 | César Augusto do P. Moraes | UFPI | Formação matemática de um docente na educação básica: cadernos escolares e arquivos pessoais |
790008 | Guilherme Wagner
Regina Célia Grando |
UFSC | Articulações entre a pesquisa narrativa (auto)biográfica e as insubordinações criativas em educação matemática |
Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas
Painel: 3 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 3 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Álamo Pimentel Gonçalves da Silva – UFSB | |||||||
788147 | Victória Sabbado Menezes | UECE | Das memórias dos percursos de formação escolar e acadêmica à edificação da constituição identitária docente | ||||
790335 | Georgia Moreira de Oliveira
Gelta Terezinha Ramos Xavier |
UFF
FME- Niterói |
Memórias, histórias e narrativas intergeracionais: o desafio de viver integralmente a experiência educativa. que papel cumprem os curriculistas? | ||||
791299 | Maria Carolina Machado Magnus | UFSC | Como me tornei professora e pesquisadora interessada por modelagem matemática na educação matemática: memórias autobiográficas | ||||
793522 | Marcia Maria Goncalves de Oliveira
Magda Sarat – UFGD |
UFGD
IFBA |
“Eu tenho (…) todos os pajés em minha companhia” – o que trago em minhas memórias sobre o processo de escolarização: entre o campo e a cidade | ||||
794292 | Álamo Pimentel Gonçalves da Silva | UFSB | Transição nominal na descolonização de bens comuns | ||||
795297 | Silvia Sell Duarte Pillotto,
Rita de Cássia Fraga da Costa |
UNIVILLE | Educação estética nos cursos de pedagogia: potencializando memórias e narrativas | ||||
802855 | Mariana Semião de Lima | Unicamp | Capoeiras e candomblés em narração: educação e processos de subjetivação |
Painel: 4 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 4 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: France Fraiha Martins – UFPA | |||||||
800075 | Beatriz Fagundes Bica
Cristiane M. da Silva Reis |
UFSM | (Auto)formação docente sob a perspectiva do ensino por investigação no estudo de ciências: desafios e possibilidades | ||||
800286 | Claudene Ferreira Mendes Rios | UNEB | Práticas docentes em construção: narrativas, formação de pedagogos e aprendizagem e conhecimento matemático | ||||
800350 | Fernanda de Jesus Santos Brito
Renata Helena Pin Pucci |
USF | Estágio docente e narrativa (auto)biográfica: reflexão sobre a importância do estágio para a formação de professores na/para a educação superior | ||||
800948 | Fábio Andrade de Moura
France Fraiha Martins |
UFPA | Formação de professores em astronomia e a educação inclusiva: relatos de licenciandos em física ao participarem do projeto “astronomia: desvendando o céu” | ||||
801216 | Emanoel Nogueira Ramos
Carla Meira Pires Carvalho |
UFMG
UNEB |
Casos de ensino, experiência e formação: a prática pedagógica na educação de jovens, adultos e idosos (EJA I) | ||||
801563 | Elaine Michele dos Santos da Silva | UFBA | Narrativas de professoras para sentir-pensar a formação docente | ||||
841939 | Amilton Alves de Souza
Margareth da Conceição A. de Araújo |
UFBA | A formação continuada dos(as) professores(as) de arte da Educação de Jovens e Adultos: narrativas de si num ensino centrado nas linguagens das artes visuais, teatro, música e dança |
Painel: 5 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 5 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios | |||||||
802688 | Fabiana Aparecida dos Reis | USF | As autobiografias de professoras que ensinam língua portuguesa e os processos de transformação de uma professora e pesquisadora | ||||
802696 | Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão
Izabel Cristina Costa de Faria Islen Barbosa Ramos Machado |
UFRJ
CPII |
Confluências, narrativas e percursos de vidaformação: por uma formação docente insurgente | ||||
802715 | Greice Duarte de Brito Silva | UFF | Artesanias da pesquisa-formação: narrativas de professoras negras tecidas em encontros-ateliês narrativos | ||||
802758 | Maria Helena da S. Reis Santos
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios |
UNEB | Formação em rede de coletivo de docentes narradores: imersão e insurgências do processo de autoria | ||||
802862 | Christian Fattorusso
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | O professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de pedagogia na UNEB | ||||
802872 | Cristiane Cecília de Jesus Santos
Raquel da Costa Barbosa |
UNEB
UFRB |
Os estágios do curso de pedagogia e a descoberta da humana docência: narrativas de vida e formação |
Painel: 6 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 6 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Andrea Abreu Astigarraga – UVA | |||||||
789489 | Luciani Andrade de Andrade | IFAM | O contar-se de professores não licenciados em cartas (auto)biográficas | ||||
801514 | Andréia Cristina B. Rela Zattoni
Gisele Adriana Bassi Fabiana Aparecida dos Reis |
USF | Histórias autobiografadas e o poder das narrativas nas aproximações e (trans)formações de três professoras-pesquisadoras | ||||
801712 | Nilda Stecanela
Laura Dias Reolon Stéfani Pellenz Luana Elizabete T. Porsh |
UCS | Mulheres pedagogas que inspiram: narrativas (auto)biográficas de egressas de uma universidade comunitária | ||||
802633 | Valter Pedro Batista
Lucila Pesce |
UNIFESP | Do instituído ao instituinte: pesquisa narrativa (auto)biográfica sobre uma prática de formação insubordinada | ||||
802702 | Murilo de Castro Pires
Margaréte May B. Rosito |
UNICID | Documentário autobiográfico: uma estética dos registros da forja de uma autoria docente | ||||
802832 | Anna Carollina Dias Ripardo
Andrea Abreu Astigarraga |
UVA | O pequeno príncipe: um recurso reflexivo-dialógico na pesquisa (auto) biográfica na licenciatura em pedagogia |
Painel: 7 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 7 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Leandro Gileno Militão Nascimento – UNEB | |||||||
802802 | Leandro Gileno Militão Nascimento | UNEB | Documentação narrativa de experiências pedagógicas das professoras gestoras nos enredamentos da diversidade na escola | ||||
802847 | Claudio Afonso Peres
Filomena De Arruda Monteiro |
IFAM
UFMT |
Aprendizagens docentes: experiências potencializadas pela narrativa | ||||
802869 | Darlene Fabri Ferreira Rocha
Paulo Tiago Oliveira Alves Pedro Gabriel Viana do Amaral Luciana Venancio Luiz Sanches |
UFES
IFCE UFMG UFC |
Compartilhando experiências com a educação física: as narrativas de sujeitos/as em diálogo com bell hooks | ||||
802931 | Patricia Hermosilla Salazar | UChile | Experiencias y narrativas de resiliencia explorando en los relatos de docentes en formación | ||||
803115 | Maximiano Martins de Meireles | UNEB | Biografemas insurgentes: experiências de leitura e reinvenções de si | ||||
804148 | Gueidson Pessoa de Lima
Luciane Soares Almeida Luênia Kaline Tavares da Silva Patrícia Carla de Macedo Chagas |
IFRN | Narrativas de si na educação a distância: experiências em telas e teares autobiográficos |
Painel: 8 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 8 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Terezinha Valim Oliver Gonçalves – UFPA | |||||||
798488 | Erika Vargas de Souza Barros
Rita de Cássia Reis Amanda Gomes de Almeida |
UFJF | O biograma como um dispositivo narrativo para mapear os processos de identificação com a docência em ciências nos anos iniciais | ||||
802740 | Elisa de Nazaré Gomes Pereira
Terezinha Valim Oliver Gonçalves |
SEDUC-PA
UFPA |
Reflexões autoformativas que empoderam professoras a transformar o modo como ensinam ciências | ||||
803377 | Amanda Lohanna da Mota Costa
Terezinha Valim Oliver Gonçalves |
UFPA | Movimentos de orientação docente de professores estagiários do clube de ciências da Universidade Federal do Pará | ||||
799313 | Neilton Souza de Jesus
Maria do Socorro da C. e Almeida |
UNEB |
“Prepare seu coração pras coisas que eu vou contar…”: narrativas de estudantes do campo sobre suas experiências escolares e dilemas na construção da consciência histórica | ||||
815506 | Alana Cerqueira de Oliveira Barros | UNEB | Tornar-se professor de geografia: experiências e narrativas sobre a iniciação à docência | ||||
798012 | Nilvana Moreti Ferreira Rosa | USF | A identidade profissional de um professor formador: o movimento de transformação revelado em sua narrativa |
Painel: 9 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- 1º Andar | Sala: 9 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Guilherme do Val Toledo Prado – UNICAMP | |||||||
802927 | Thays Fernandes Flor da Silva | USP | “Mais uma forma de resistência”: saber-fazer docente e incorporação do ensino diferenciado nos anos iniciais da escola de aplicação da feusp (2011-…) | ||||
802599 | Alba Patricia Passos de Sousa
Itamar Zuqueto Serra Neto |
Unicamp
UFPA |
Narrativas de mulher negra/professora: invisibilidade do seu trabalho ao promover evento de extensão em universidade pública do Piauí | ||||
802814 | Adriana do Carmo C. Gonçalves
Geni de Oliveira Lima |
UniRio
UERJ |
Processos formativos e educação antirracista: “escolhi ser professora para enfrentar o racismo de dentro da escola | ||||
799075 | Patricia Regina Infanger Campos
Maria Natalina de Oliveira Farias Heloísa Helena Dias M. Proença Guilherme do Val Toledo Prado |
PM- Campinas
Unicamp |
Grupo de estudos na coordenação pedagógica: uma perspectiva narrativa-colaborativa em rede | ||||
799232 | Daniele Moraes da Silva | UFPel | Diálogos diários: diálogos plurais in diários singulares | ||||
799458 | Maristela Petry Cerdeira
Alessandra Nunes Caldas Izadora Agueda Ovelha Juliana Rodrigues |
UERJ | Entre os tantos ‘dentrofora’ da sala de aula, um museu para ajudar a contar: o ‘aprenderensinar’ que vem das ruas de Niterói |
Painel: 10 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- 1º Andar | Sala: 10 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Teresa Sarmento – UMinho | |||||||
789205 | Eliete da Silva Barros | IFBA | Como fui me tornando professora: práticas de mim para eles/elas | ||||
793274 | Patrícia Gouvêa Nunes
Rosenilde Nogueira Paniago Teresa Sarmento – Uminho |
IFGoiano | Nós, caçadoras de si: (re)constituirmo-nos como professoras de um instituto federal de educação | ||||
795540 | Adriana Vaz | UFPR | A escrita de si: ser/estar na posição de artista-professora-pesquisadora | ||||
798790 | Cândice Moura Lorenzi
Andrisa Kemel Zanella Luciana Martins Teixeira Lindner |
UFSM
UFPel UNIPAMPA |
Metodologias em movimento no trajeto de três professoras-pesquisadoras | ||||
799510 | Rosana Maria Martins,
Isa Mara C. Scarlati Domingues |
UFR
UFJ |
Trajetória e engajamento de uma professora experiente | ||||
799798 | Aline Jorge S. C. de Carvalho
Giseli Barreto da Cruz |
UFRJ | A bidocência na inserção profissional: narrativas de professoras iniciantes |
Painel: 11 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- 1º Andar | Sala: 11 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Maria do Socorro da C. e Almeida – UNEB | |||||||
802728 | Cristiane Soares e Silva
Francisca Eleneide Xavier Ávila Geórgia Sampaio Zaranza |
IFCE | Bebê Dadá: a casa como ateliê | ||||
802729 | Laura Reily de Souza | USF | Desejos narrados: histórias insurgentes da revisão de uma grade curricular | ||||
802744 | Leticia Oliveira Souza | UFRJ | Narrativas de pedagogas iniciantes e o ensino multidisciplinar nos anos iniciais da educação básica | ||||
802748 | Maria do Socorro da C. e Almeida
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Tematização sobre a campanha de alfabetização de jovens, adultos e idosos do projeto “Sim, eu posso!”/BA: a articulação SEC/MST /PPALFA Freire UNEB | ||||
802756 | Adriano Sales dos Santos Silva
Elisa de Nazaré Gomes Pereira Terezinha Valim Oliver Gonçalves |
UFPA
SEDUC-PA |
Entre afetos, cafés e narrativas: fios condutores de um processo de orientação acadêmica | ||||
802768 | Nima Imaculada Spigolon | Unicamp | Que se lembre, que não se repita: Elza Freire e o exílio brasileiro a partir do golpe de 1964 |
Eixo III – Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais
Painel: 12 | Dia: 21/05 | Local: DEDC- 1º Andar | Sala: 12 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Patrícia Júlia Souza Coêlho – UNEB | |||||||
795616 | Nubiane Andrade da Anunciação | UNEB | “Não estou entendendo nada”: desafios que emergem na interação entre as crianças brasileiras e crianças filhas de africanos no cotidiano da educação infantil | ||||
795637 | Francisca Paloma Almeida Vital
Leandro da Silva Pereira Junior Renata Facó de Sabóia Castro Luciane Germano Goldberg |
IFCE
UFC |
“Bem aqui é onde vamos nos apresentar”: experiências e narrativas de crianças do infantil v da escola pública acerca do espaço cultural cineteatro São Luiz, em Fortaleza /CE | ||||
798474 | Emmanuel Dario Gurgel da Cruz
Maria da Conceição Passeggi Senadaht Barbosa Baracho R. de Oliveira |
UFRN | Experiências vividas e narradas por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e distorção idade-série | ||||
802328 | Érica Renata Clemente Rodrigues
Patrícia Júlia Souza Coêlho |
UNEB | Narrativas (auto)biográficas de crianças sobre a escola rural de Mossoró/RN | ||||
802363 |
Patrícia Júlia Souza Coêlho | UNEB | Narrativas de crianças sobre o brincar em uma escola rural da educação infantil: culturas infantis e aprendizagens experienciais | ||||
802929 | Natalina Assis de Carvalho | UNEB | Narrativas e aprendizagens de crianças em escola rural multisseriada |
Painel: 13 | Dia: 21/05 | Local: DEDC | Sala: Auditório | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Nanci Rodrigues Orrico – UFRB/UNEB | |||||||
795407 | César Augusto do Prado Moraes
Adriana Barroso de Azevedo |
UFPI
UMESP/USCS |
Aspectos formativos, espaços de formação e narrativas com o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática na educação básica | ||||
802301 | Nanci Rodrigues Orrico
Elizeu Clementino de Souza |
UFRB
UNEB |
Formação de leitores, juventudes e diversidade: a potencialidade das oficinas foto(auto)narrativas | ||||
816926 | Rita Tatiana Cardoso Erbs
Julia Cristina de Almeida Braz Orizeni Martins Vaz |
UFCAT
INTEGRA |
Desdobramentos, criações e descobertas com as narrativas de crianças, jovens e adultos | ||||
804254 | Cristina Ramos da Silva
Alessandra Olivieri Santos Laurizete Ferragut Passos |
PUC-SP | A abordagem (auto)biográfica e as pesquisas de narrativas com crianças pequenas | ||||
802518 | Roberta Jardim Coube
Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo |
UFF
SME-Niterói |
Narrativas encarnadas com crianças e estudantes de Niterói: tecendo políticas sobre/em pedagogia do esporte |
Eixo IV – Memória, história, literatura, artes
Painel: 14 | Dia: 21/05 | Local: Pós-Grad.-Térreo | Sala: 1 | Horário: 08h00 às 10h00 | ||
Coordenação: Rafael Borges de Oliveira – UERJ | ||||||
785223 | Gustavo de Castro e Silva | UnB | Manoel de Barros: problemas biográficos | |||
789397 | Cristiéle Santos de Souza | PM-Erochim
RS |
Entre irmãos: uma leitura da correspondência de Luiz Carlos Prestes com Lygia Prestes entre 1937 e 1945 | |||
795703 | Maria Suelma Costa de Sousa | UFBA | Experiências de vida/formação como pistas em direção ao projeto poético de José Mena Abrantes | |||
799329 | Michele Ribeiro de Carvalho | UNIFESP | A narrativa autobiográfica de Erico Veríssimo: escolhas e omissões | |||
801580 | Rafael Borges de Oliveira | UERJ | Entre cartas, relatórios, crônicas e diários de viagens: a chegada dos Barnabitas no Brasil (1903) | |||
797674 | Sulamita Inacio Freire | UERJ | Estética de ficção como movimento performático de mundo |
Painel: 15 | Dia: 21/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 2 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Maria Celi Chaves Vasconcelos – UERJ | |||||||
789231 | José Enildo Elias Bezerra
João Victo Higino de Medeiros José Edmar da Silva Campos Filho João Manuel Monteiro da Silva |
IFCE | Tecendo memórias: um acervo virtual para preservar e compartilhar a história de Ubajara – Ceará | ||||
799488 | Ronaldo Santos Costa Junior
Jussara Fraga Portugal |
UNEB | Narrativas literárias de João Ubaldo Ribeiro: espaços vividos, experiências e autoficção | ||||
801980 | Maria Celi Chaves Vasconcelos | UERJ | “Uma Noite Inesquecível”: Memórias Biográficas Sobre A Partida Da Família Imperial Para O Exílio | ||||
802668 | Eliete Marcelino Dias Andrade | UERJ | As sebastianas do Brasil e suas/seus filhas/os e netas/os: sobre como mulheres iletradas venceram a pobreza e educaram suas famílias | ||||
802607 | Bernardo de Morais Pinto | UFG | Filme-ensaio autobiográfico “Trívio”: reflexão poética sobre o tempo da ‘bestage’ | ||||
802694 | Denise de Almeida Jácomo | UFG | Revivescendo memórias a partir de fotografias e experimentações (auto) biográficas entre o saber, o lugar e a história. |
Painel: 16 | Dia: 21/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 3 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Eveline Viterbo Gomes – UERJ | |||||||
802282 | Cláudia Simone Oliveira do Nascimento | UFG | Performanes artísticas criando sentidos para uma pedagogia feminista performativa em corpo (auto) biografado | ||||
802392 | Priscila de Araujo Garcez | UERJ | Marcas de um itinerário em escrituras femininas: produção intelectual de Margareth Slattery no espaço público religioso protestante | ||||
802352 | Vanessa Lima Correia | UERJ | Pelas ondas do mar: Eunice Weaver a bordo da universidade flutuante | ||||
802582 | Ana Lucia Oliveira Viela | UFG | Olhar para si: trauma, política e disjunção geracional em Los Rubios, Filme de Albertina Carri | ||||
802726 | Eveline Viterbo Gomes | UERJ | Intercâmbio epistolar: perspectivas de democracia e direitos da pessoa humana no prosear dos amigos Sobral Pinto e Henrique Hargreaves | ||||
804276 | Humbelina Grilo Gurgel de Mattos | Escritora Macaé-RJ | Pacto autobiográfico e a verdade |
Eixo V – Narrativas digitais, culturas e (re)invenções de si
Painel: 17 | Dia: 21/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 4 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Whasgthon Aguiar de Almeida – UEA | |||||||
797908 | Izadora Agueda Ovelha
Alessandra Nunes Caldas Juliana Rodrigues Maristela Petry Cerdeira |
UERJ | Conexões em rede: tecendo experiências e afetos com os cotidianos escolares na educação infantil | ||||
802450 | Whasgthon Aguiar de Almeida
Raimundo de Jesus Teixeira Barradas William Costa da Silva |
UEA | Narrativas digitais no contexto amazônico: experiências de formação docente em grupos de WhatsApp | ||||
802942 | Viviane Mara do Nascimento | USF | A interação eu-outro no ambiente virtual: narrativas de docentes e discentes do curso de Pedagogia EAD | ||||
799342 |
Edileusa do Socorro Valente Belo |
UFRR | A constituição de um grupo de pesquisa em tecnologias digitais e educação matemática no extremo norte do Brasil | ||||
797237 | Nilton Paulo Ponciano
Sessão de Conversa |
UFGD | Mapeamento sistemático da literatura sobre formação de professores pelo viés da narrativa digital na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica |
OBS.: Excepcionalmente, nesta modalidade, precisou-se agrupar Comunicação com Sessão de Conversa
Eixo VI – Narrativas, resistência, saúde e empoderamento
Painel: 18 | Dia: 21/05 | Local: Pós-Grad.Térreo | Sala: Auditório | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Michael Daian Pacheco Ramos – UNEB | |||||||
797624 | Rosiane Costa de Sousa | RPMEVça/BA | Refiguração da identidade narrativa docente: reflexividade e escrita autobiográfica como disposições de reinvenção de si | ||||
802723 | Michael Daian Pacheco Ramos
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Narrativas docentes sobre condições de trabalho e saúde | ||||
802877 | Viviana Sencion Fernandez | UDELAR | Ecos de mi instante ya narrativo. marcas ha-siendo docencia en educación media pública en Montevideo | ||||
803899 | André Luiz Correia da Cruz | UFBA | Narrativas de educação em saúde: reflexões (auto)biográficas das interações no espaço escolar. | ||||
802769 | Geisi Dos Santos Nicolau
Mayara Farias de Lima |
UFRJ | Hoje eu me sinto gente: narrativa de uma mulher, estudante da EJA | ||||
803905 | Thays Helen dos Santos
Cláudia Vaz Torres Marcos Venancio Barros da Silva |
UNIFACS
UNEB |
Narrativas (auto) biográficas e psicoeducação: desconstruindo estigmas e promovendo a inclusão em saúde mental |
Eixo VII – Histórias de vida, gênero e diversidades
Painel: 19 | Dia: 21/05 | Local: Pós-Grad. – 1º Andar | Sala: 5 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Rita Tatiana Cardoso Erbs – UFCAT | |||||||
790471 | Caroline Fabiane Candeloni
Jorge Luiz da Cunha Cristiane M. da Silva Reis, Andressa Rosemarie de Menezes Costa |
UFSM
PMSM |
Quem minha pesquisa pensa que é? trajetória de uma pesquisa em (des)construção | ||||
798584 | Ludmila Jardim da Conceição
Rita Tatiana Cardoso Erbs |
UFCAT | Projeto de pesquisa: o impacto das ações afirmativas da UFCAT para estudantes cotistas | ||||
802314 | Fanuela de Oliveira Vasconcelos
Maria Edeluza Ferreira Pinto de Moura |
UEA | (Des)construção de um devir pessoal e pedagógico antirracista: Experiências narrativas de um percurso curricular formativo. | ||||
802742 |
Janivaldo Pacheco Cordeiro
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios |
IFES
UNEB |
“Em que espelho ficou perdida a minha face?”: imagens narrativas refletidas do autorretrato 1 | ||||
803831 | Patricia Montenegro Matos Albuquerque | Unicamp | Autohistórias e autohistórias-teoría: um diálogo com Gloria Anzaldúa sobre narrativas de vida entre e fora de quadros | ||||
802153 |
José Eduardo Garcia dos Santos
Beatriz Santos Pontes Jorge Luiz da Cunha |
UFSM | Os ‘entre lugares’ dos/as estudantes Cabo-verdianos, Unilabianos, no Brasil”. | ||||
842588 | Raquel Lima Besnosik
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Questões De Gênero E Identidade Docente: Representações Da Mulher Professora |
Painel: 20 | Dia: 21/05 | Local: Pós-Grad.1º Andar | Sala: Lab 1 | Horário: 08h00 às 10h00 | ||
Coordenação: Cláudia Vaz Torres – UNEB/UNIFACS | ||||||
802810 | Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves
Geni de Oliveira Lima |
UERJ | Mulheres negras e suas escrevivências | |||
802893 | Lilian do Carmo de Oliveira Cunha | UFRRJ | O lugar social de uma neguinha e a desobediência racial da mulher negra: sobre discursos, deslocamentos e escrevivências | |||
803497 | Nathália Rodrigues Chaves
Sandra Novais Sousa |
UFMS | Interseccionalidade e experiências formativas: histórias de vida de acadêmicas do curso de Pedagogia Pril | |||
803967 | Fabiana Correia Moura
Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro Talamira Taita Rodrigues Brito |
UESB | Mulheres negras na docência universitária: escritas de si, tensões e atravessamentos | |||
804351 | Raquel Aparecida Batista
Bárbara C. M. Sicardi Nakayama |
UNR-AR
UFSCar |
Erguer a voz, estilhaçar as vidraças: narrativas de uma mulher negra na docência | |||
802854 | Manuela Evangelista da Silva
Jussara Fraga Portugal |
UNEB | Reescrita de si: diálogos de/sobre a identidade de uma mulher negra |
Painel: 21 | Dia: 21/05 | Local: Pós-Grad.-1º Andar | Sala: Lab 2 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Tiago Ribeiro – INES | |||||||
802348 | Tiago Ribeiro
Aline Gomes da Silva Sheila Martins dos Santos |
INES | Histórias de vida, experiências e interseccionalidades na EJA bilíngue de/com surdos: a escrevivência como dispositivo metodológico | ||||
802375 | Gilvania Moreira de Andrade
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Narrar a vida como reinvenção de si: trajetórias de mulheres com albinismo no ensino superior | ||||
802602 | Alex Sandrelanio dos Santos Pereira | UNEB | Sinais liberadores em pesquisas (auto)biográficas com estudantes surdos/surdas negros/as em Salvador-Bahia: interpretações preliminares | ||||
803112 | Elizelma Santos da Silva Sousa
Charles Maycon de Almeida Mota |
UFMS | Processos de Inclusão/Exclusão de Estudantes Neuroatípicos nas Escolas Públicas | ||||
803410 | Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo | UFSJ | Quem sabe de mim sou eu”: reflexões a partir de narrativas autobiográficas de estudantes de licenciatura, mulheres em situação de deficiência |
DIA: 22/05/2024
Eixo I – Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica
Painel: 22 | Dia: 22/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 1 | Horário: 08h00 às 10h00 |
Coordenação: Sahmaroni Rodrigues de Olinda – UFC | |||
790763 | Edna Alves Chagas Rutkowski | Unicamp | Investigar, registrar e produzir conhecimentos: um desdobramento prático da articulação em três dimensões de uma pesquisa narrativa |
795229 | Sahmaroni Rodrigues de Olinda
Leandro da Silva Pereira Junior Janice Débora de A. B. Araújo Luciane Germano Goldberg |
UFC | O círculo reflexivo biográfico como dispositivo para a formação de pesquisadores(as) |
802218 | Elci Nilma Bastos Freitas
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB |
A documentação narrativa de experiências pedagógicas em pesquisas (auto)biográficas |
802932 | Trinidad Vaccarezza | UFMG | Abordagens teórico-analíticas para o trabalho com relatos de experiências pedagógicas |
798729 | Hermilio Santos | PUCRS | Análise reconstrutiva de narrativas biográficas: fundamentos epistemológicos e procedimentos metodológicos de condução e análise |
802848 | Camila Petrucci dos Santos Rosa
Juliana Godoi de M. P. Alvarenga |
Unicamp
UERJ |
A arte e magia das mônadas – possibilidades metodológicas na pesquisa narrativa e (auto)biográfica |
794503 | Simone Aparecida Silva
Angelo Bassotto Laurinda Ramalho de Almeida |
PUC-SP | O emprego do biograma para síntese e compreensão de narrativas, na perspectiva do pesquisador |
Painel: 23 | Dia: 22/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 2 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Jorge Luiz da Cunha – UFSM | |||||||
798480 | Susy Kelly Azevedo de Melo
Pâmela Andressa Freitas Franco Jónata Ferreira de Moura Leandro de Almeida Costa |
UFMA
Unisulma |
Reflexões sobre a utilização do método biográfico na pesquisa sobre gêneros e sexualidades | ||||
808289 | Rute Moura de Melo do Nascimento
Sara Raphaela Machado de Amorim |
UERN |
Gênero, autobiografia e interseccionalidade: saberes e fazeres interrelacionados em perspectiva histórica | ||||
802342 | Juliana Godoi de M. Perez Alvarenga |
UERJ |
A dimensão da intergeracionalidade na formação docente: notas sobre a dinâmica da reciprocidade formativa | ||||
792475 | Felipe Rios Pereira
Jorge Luiz da Cunha |
UFSM | (Auto) biografias em um contexto pandêmico: experiência de atuação com estudantes de São Sepé/RS | ||||
803042 | Alba Delia Fede
Ana Cristina Pace |
UNR/UBA | Medialidades biográficas y formación en investigación en tiempos de pandemia | ||||
800490 |
Claudia Maria Duran Meletti |
UFSCar-SO | Da experiência à linguagem, do texto à historicidade: movimentos (auto)biográficos em contexto pandêmico |
Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas
Painel: 24 | Dia: 22/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 3 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: France Fraiha Martins – UFPA | |||||||
795390 | César Augusto do Prado Moraes
France Fraiha Martins |
UFPI
UFPA |
Memórias formativas a partir de cadernos escolares de matemática | ||||
796810 | Daiane de Melo Gava
Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon |
UNIVILLE | Formação inicial: memória e experiência estética nos cursos de pedagogia | ||||
798570 | Katia da Costa Leite |
UFSC |
Memórias, inquietações e identidade: os caminhos que conduziram à educação do campo e à modelagem matemática | ||||
799010 | Rita de Cássia Fraga da Costa | UNIVILLE | Panô de memórias: experiências narrativas e estéticas na criação artesanal das imagens de si | ||||
799072 | Evelyn de Almeida Orlando |
UERJ |
Memória, identidade e resistência de mulheres negras na festa de nossa senhora da boa morte de Cachoeira/BA | ||||
799847 | Rafael da Silva Pereira Roseno
Adélia da Silva Arryson de Carvalho Leoncio Melo Vaniele do Espirito Santo Souza |
IFESP | Narrativas de pedagogas em formação: um olhar sobre memoriais de formação do IFESP/RN |
Painel: 25 | Dia: 22/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 4 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Laurizete Ferragut Passos – PUC-SP | |||||||
803754 | Luênia Kaline Tavares da Silva
Patrícia Carla de Macedo Chagas |
IFRN | O ser e o caminhar de uma professora pesquisadora em gestão ambiental: memórias, partilhas e narrativas escritas | ||||
802605 | Itamar Zuqueto Serra Neto |
UFPA |
Madalena Yara: memórias de vida e formação docente de uma filha das águas e de um amor “quase proibido” – | ||||
803484 | Alessandra Olivieri Santos
Laurizete Ferragut Passos |
PUC-SP | Memoriais e encontros reflexivos: alternativas formativas para coordenadores pedagógicos | ||||
802813 | Roseli Araujo Barros | UEG | No tear do tempo: memórias e narrativas de uma futura professora de matemática sobre suas experiências formadoras | ||||
803436 | Rhebeca Oliveira Mendonça
Marcos Antonio Gonçalves Júnior |
UFG
UEG |
Revisitando memórias: a matemática ao longo da trajetória da pesquisadora | ||||
795208 | Patrícia Ribeiro de Castro | UFRJ | As viagens da princesa Isabel no sul de Minas – 1868 |
Painel: 26 | Dia: 22/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 5 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Tamar Genz Gaulke – UFRN | |||||||
802939 | Maria do Rosário Alves de Jesus | SME
Brotas de Macaúbas-BA |
Memórias das experiências de estudante de graduação na modalidade EAD – educação a distância | ||||
802913 | Nayla Maria Gomes da Silva
Tamar Genz Gaulke |
UFRN | (Re)contando experiências: um estudo dos memoriais de formação dos professores de música na escola de música renascer em cultura | ||||
802569 | Andréa dos Santos Moreira
Jussara Fraga Portugal |
UNEB | Memórias e narrativas docentes: saberes e fazeres em sala de aula | ||||
803827 | Patrícia Lúcia Galvão da Costa
Maria da Conceição Passeggi |
UFRN | A escrita de memórias na escola | ||||
803312 | Alessandro Alencar de Moura
Veridiane Rosa da Silva Cristiane G. de Meneses Quinderé Francione Charapa Alves Francisca Sandra de Sousa |
UFCG
URCA |
Memória e narrativas orais: possíveis enlaces com a construção da identidade cultural do indivíduo | ||||
794941 | Dinairan D. Souza,
Filomena de Arruda Monteiro |
UFMT | Primeiras reflexões sobre a constituição da profissionalidade | ||||
794963 | Karen R. Shirahama Modesto
Simone Maria da Rocha |
SEE/RN
UFERSA |
O trabalho colaborativo em classe hospitalar: uma estratégia para a continuidade da escolarização de estudantes em tratamento de saúde prolongado | ||||
803456 | Katia Siene Santos Dias
Julianna Britto Oliveira Santos Tacyana Karla Gomes Ramos |
UFS | Trajetória profissional de um professor-gestor |
Painel: 27 | Dia: 22/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 6 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Yoshie Ussami Ferrari Leite – UNESP | |||||||
802323 | Amanda Lobosco Pinto
Luciana Esmeralda Ostetto |
UFF | Na pandemia, verdejar caminhos de pedra: narrativas de professoras, com as crianças e a natureza | ||||
802845 | Eliane Aparecida da Silva
Daniela Dias dos Anjos |
USF | Reflexões sobre as transformações educacionais e sociais pós-pandemia, integrando tecnologias educativas e democracia em debate” | ||||
802902 | Flávia Cristina de Macêdo Santana
Fabrício Oliveira da Silva |
UEFS | Narrativas de pós-graduandas em educação: experiências, insubordinações e resistências durante a pandemia | ||||
803787 | Marleide Alves de Oliveira Medeiros
Elci Nilma Bastos Freitas |
UNEB | Narrativas docentes na Bahia: vida, formação e profissão em tempos de pandemia | ||||
794715 | Gisele Adriana Bassi | USF | Memórias de professoras dos anos iniciais: as ressignificações do trabalho docente em decorrência da pandemia a partir do compartilhamento de narrativas autobiográficas | ||||
795348 | João Ferreira Filho,
Yoshie Ussami Ferrari Leite |
UNESP | Constituição profissional de diretores de escola a partir de suas narrativas |
Painel: 28 | Dia: 22/05 | Local: DEDC- Térreo | Sala: 7 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Helena Amaral da Fontoura – UERJ | |||||||
789457 | Helena Amaral da Fontoura | UERJ | Narrativas de trajetórias formativas e caminhos profissionais de docentes da faculdade de formação de professores da UERJ | ||||
790271 | Rosenilde Nogueira Paniago
Patrícia Gouvêa Nunes |
IFGoiano | Narrativas em portfólio como alternativas para a formação de professores pesquisadores | ||||
790428 | Gabriel Christino Borges
Jorge Luiz da Cunha |
UFSM | A jornada transformadora da escola marista Santa Marta: narrativas de resistência, compromisso e formação na comunidade | ||||
794650 | Andrea Sonia Berenblum | UFFRJ | Narrativas e experiências de professores/as alfabetizadores na formação docente inicial. uma reflexão sobre possíveis articulações | ||||
797094 | Daiana Rodrigues da Cruz
Fernanda Priscila Alves da Silva |
UFAM | Narrativa autobiográfica: professora em formação no Amazonas – | ||||
797958 | Bruna Larine Dantas de Medeiros | UERN | A prática da escrita de si como caminho para uma formação técnica sensível e inclusiva |
Painel: 29 | Dia: 22/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 8 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Regina Magna Bonifácio de Araújo – UFOP | |||||||
802233 | Laís Vilela Gomes | UFF | O território educativo-cultural periférico e a formação estética docente: caminhar, (re)conhecer, narrar | ||||
802466 | Regina Magna Bonifácio de Araújo
Bárbara Cristina M. Sicardi Nakayama |
UFOP
UFSCar |
A documentação narrativa das experiências pedagógicas como estratégia de investigação-formação-ação nas produções acadêmicas no Brasil | ||||
802504 | Caio Santos Rodrigues
Simone Ribeiro Santos |
UNEB | A sala de aula como espaço de aprendizado na formação inicial de professores de Geografia: experiências a partir do PRP nos territórios do Recôncavo e do Sisal | ||||
802548 | Iure Coutre Gurgel
Joelson de Sousa Morais |
UECE
UFMA |
Tecer os fios da docência no início de carreira pelas escritas narrativas de pesquisaformação | ||||
802551 | Elaine da Silveira Ribeiro Ferrarese
Luciana Haddad Ferreira Renata Helena Pin Pucci |
UNIMEP
PUCC USF |
Narrativas (auto) biográficas da professora: drama e formação docente | ||||
802571 | Juliana Batista Faria,
Giovanna Costa de Carvalho Luiza Amaro de Andrade |
UFMG | Narrativas pedagógicas na formação de monitoras e monitores do programa imersão docente do centro pedagógico da UFMG |
Painel: 30 | Dia: 22/05 | Local: DEDC – 1º Andar | Sala: 9 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Carla Verônica Albuquerque Almeida – UNILAB | |||||||
802873 | Veronice Francisca dos Santos
Carla Verônica Albuquerque Almeida |
UNILAB | “Escrevivências” que descortinam quem eu sou: por uma formação docente refletida | ||||
802887 | Leidinalva Amorim Santana das Mercês | SEC-BA | Idosas da EJA e as práticas de letramento em espaços de formação | ||||
802901 | Andreia Cristiane de Oliveira
Simone Albuquerque da Rocha |
SEDUC/MT
UFRMT |
Entre o desatar dos nós e a formação de laços: narrativas de coordenadores pedagógicos iniciantes | ||||
802918 | Tamar Genz Gaulke |
UFRN |
Narrativas musicais de si: dispositivo de formação, temporalização e configuração da experiência | ||||
803106 | Claudia Pires | UNEB | O programa de residência pedagógica e as itinerâncias formativas na formação inicial de professores de geografia | ||||
803143 | Clara Maria Miranda de Sousa | UNEB | Cuidado e história de vida: a formação extensionista no projeto cuidando do mestre |
Painel: 31 | Dia: 22/05 | Local: DEDC – 1º Andar | Sala: 10 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Joane Vilela Pinto – UNESP | |||||||
793547 | Joane Vilela Pinto
Yoshie Ussami Ferrari Leite |
UNESP | Experiências, sentidos e políticas na gestão municipal de educação | ||||
796341 | Alexandra Garcia
Graça Regina Franco da Silva Reis |
UERJ
UFRJ |
Artesanias narrativas: conversas com-partilhamento de experiências curriculares | ||||
797525 | Angelita Aparecida Azevedo Freitas | UFOP
UFMG |
Sistematizando experiências pedagógicas: narrativas da docência | ||||
797703 | Joelma da Conceição da S. H. e Souza
Andreia Viana da Silva Diniz |
UFF | Inclusão de autistas na educação básica: narrativas de professoras sobre experiências vividas com mães, docentes e discentes | ||||
799080 | Renata Cristine Conceição
Roberta Schnorr Buehring |
UFSC | Sonhar, viver e caminhar juntas na pesquisa: experiências da orientação | ||||
799223 | Alinne Martins de Souza
Teresa Mateiro |
UDESC | Musicando experiências e futuros: reflexões sobre a composição de canções em uma pesquisa (auto)biográfica |
Painel: 32 | Dia: 22/05 | Local: DEDC – 1º Andar | Sala: 11 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Maria dos Reis Dias Rodrigues – UFMA | |||||||
788373 | Jónata Ferreira de Moura | UFMA | Narrativas de licenciandos em pedagogia sobre suas infâncias: o perigo da idealização do ser criança | ||||
802864 | Andrea Abreu Astigarraga
Maria Vanderlane Silva |
UVA | Narrativas (auto) biográficas com crianças sobre a escola no ensino fundamental | ||||
803385 | Julianna Britto Oliveira Santos
Tacyana Karla Gomes Ramos Katia Siene Santos Dias |
UFS | Percursos formativos de construção da identidade docente: o que é ser professora com crianças pequenas? | ||||
804087 |
Maria dos Reis Dias Rodrigues
Herli de Sousa Carvalho Leiane da Costa Leandro Nascimento |
UFMA | O percurso metodológico de uma pesquisa com crianças | ||||
799091 | Mônica Wendhausen
Renata Cristine Conceição |
PMF | Pontes e travessias: a transição continuada das crianças da educação infantil para os anos iniciais | ||||
798259 | Neila Maria de Almeida Tome | UFJF | “Quando as falas silenciadas explodem”: possibilidades de diálogos entre as escrevivências nas práticas matemáticas na educação infantil |
Painel: 33 | Dia: 22/05 | Local: DEDC – 1º Andar | Sala: 12 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Celi Aparecida Espasandin Lopes – PUCC | |||||||
789417 | Felipe da Costa Negrão | UFAM | Contar de si (trans)forma: narrativas de professores que ensinarão matemática | ||||
795739 | Lemerton Nogueira | UFPE | Narrativas pictóricas e as representações de si: desvelando aspectos da identidade profissional de professores(as) que ensinam matemática | ||||
796326 | Edna Paola Fresneda Patiño
Gabriel Mancera Jussara de Loiola Araújo |
UFMG
UDFJC |
Vivencias que movilizaron el encuentro del profesor camilo con el enfoque sociopolítico de la educación matemática | ||||
802026 | Solange Loureiro Pozzuto
Celi Aparecida Espasandin Lopes |
PUCC | Narrativas (auto)biográficas e o desenvolvimento profissional de um grupo de estudos de professores(as) que ensinam matemática | ||||
802540 | Cilia Cardoso Rodrigues da Silva | SEEDF
ULisboa |
Os desafios de aprender e ensinar matemática em tempos decoloniais: manifestações de flexibilidade de cálculo mental numa perspectiva do sentido de número | ||||
802711 | Jéssica Hayana Monteiro Santos
Janaina Alves de Andrade Gilvaneide Oliveira |
UFPE
UFRPE |
Escrevivências: reflexões sobre aqueles/as que têm a fineza de desinventar as dores da licenciatura em matemática UFPE-CAA |
Painel: 34 | Dia: 22/05 | Local: DEDC | Sala: Auditório | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Antônia Edna Brito – UFPI | |||||||
803019 | Denise Gisele de Brito Damasco
Laurizete Ferragut Passos |
UnB
PUC-SP |
A disciplina estudos (auto)biográficos e pesquisa narrativa na pós-graduação: uma biografia das aulas | ||||
798291 | Vanderlei Balbino da Costa | UFJ | Escritos (auto) biográficos de acadêmicos na pós-graduação em educação | ||||
802626 | Mari Lourdes Santos Lima | Unicamp | Atuação de Julia Viana na casa estrela em Cachoeira (BA) no século XIX: narrativas biográficas de irmandades | ||||
820072 | Francisca Jelma da Cruz Sousa Antônia Edna Brito |
IFMA UFPI |
Das concepções às práticas avaliativas na educação profissional e tecnológica: sentido formativo das rodas de biografização para os colaboradores da pesquisa | ||||
798737 | Edivaldo Lubavem Pereira,
Reginaldo Fernando Carneiro |
UFSC
UFJF |
Narrativas que desataram nós pela escuta ativa |
Painel: 35 | Dia: 22/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 1 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Francisco Cleiton Alves – UFOB | |||||||
797944 | Francisco Cleiton Alves | UFOB | Narrativas sobre aprendizagem docente em artes: sentidos e significados sobre o estágio supervisionado | ||||
801115 | Niédja Maria Ferreira de Lima
Bárbara Cristina M. S. Nakayama |
UFCG
UFSCar |
Do “ser professor artesão” ao “tornar-se professor de verdade”: trajetórias formativas de docentes surdos do ensino superior | ||||
802354 | Mônica Luchese Marques | UDESC | Música no estágio supervisionado: (trans)formações, anunciações e práticas docentes | ||||
802522 | Anair Araújo de Freitas Silva
Vanessa T. Bueno Campos |
ULisboa
UFU |
O rememorar e o refletir: as narrativas docentes através da escrita de cartas | ||||
802911 | Maria Luiza de Freitas Guimarães | UERJ | A viagem: o percurso do tornar-me docente no ensino fundamental em uma escola Waldorf e na educação infantil municipal em Fortaleza | ||||
802882 | Selene Amador Quintero
Miguel Ángel Martínez Rodríguez |
UNAM-MX | La formación profesional del psicólogo y la formación docente en la UNAM: una mirada intergeneracional desde la narrativa |
Painel: 36 | Dia: 22/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 2 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Cristiano Lima dos Santos Almeida – UNEB | |||||||
802021 | Ana Paula Moraes Santos Souza
Cicera Sineide Dantas Rodrigues Mabell Sales Batista Pinho |
URCA | Trajetória formativa de professoras de Tarrafas-CE: caminhos metodológicos e epistemológicos | ||||
802465 | Cristiano Lima dos Santos Almeida
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Condições de trabalho docente em turmas multisseriadas: conhecimento pedagógico e narrativas de professoras | ||||
802514 | Cassiane dos Santos da Silva
Raimundo de J. Teixeira Barradas |
SEDUC-AM
UEA |
Vivências pedagógicas no centro educacional professora Naíde Lins de Albuquerque: os impactos do novo ensino médio | ||||
802811 | Maria da Conceição Bispo,
Carla Verônica Albuquerque Almeida |
UNILAB |
História de vida e atravessamentos de uma professora preta | ||||
802924 | Patricia Pires Queiroz Souza | UNEB | Artesanato de uma professora aprendiz: retalhos, relatos, mosaico de mim | ||||
802928 | Crizeide Miranda Freire
Juliana Cristina Salvadori |
UNEB | Professoralidades universitárias atravessadas pelas deficiências: [con]fabulações |
Painel: 37 | Dia: 22/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 3 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Tânia Regina Dantas – UNEB | |||||||
802786 | Janio Di Paula C. de M. dos Santos
France Fraiha Martins |
IFPA
UFPA |
Ensino por pesquisa: um olhar dos discentes de um curso de licenciatura integrada | ||||
802844 | María Lourdes García Barrientos | UB/ Barcelona-ES | La amistad entre mujeres que viven y traman la educación. apuntes sobre las posibilidades de una investigación-encuentro | ||||
802879 | Sara Menezes Reis de Azevedo
Mariana Santos de Jesus |
SMED-SSA
UNEB UFBA |
Escutas convergentes em espaços divergentes: conversações com professores da educação básica | ||||
802937 | Fernando Leocino da Silva | UFSC | Aula(s) em movimento(s): entre narrativas, práticas e sentidos no/do ensino de história | ||||
803066 | Elenilda Moreira De Sá Costa
Tânia Regina Dantas |
UNEB | Narrativas pedagógicas e possibilidades curriculares na EJA |
Eixo III – Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais
Painel: 38 | Dia: 22/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 4 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Raquel Quintina Pereira – UFMS | |||||||
788145 | Rosa Maria da Motta Azambuja | FBB | Ensina-me Rosinha! O papel da tia-avó com o sobrinho neto no consultório psicopedagógico | ||||
797547 | Deysiene Cruz
Regina Lúcia Portela Cledineia Carvalho Santo |
UFBA
UNEB |
Memórias de avós: uma perspectiva intergeracional | ||||
802746 | Janice Débora de Alencar Batista Araújo
Liana Liberato Lopes Carlos |
UFC
UNINTA |
“Cada família tem o seu jeito diferente.” as narrativas das crianças ciganas e não ciganas sobre seu cotidiano e relações familiares. | ||||
815395 | Dagmar Ribeiro Duarte
Jussara Fraga Portugal |
SEC-BA
UNEB |
Entre o tempo e a história, revelam-se as memórias da cidade: narrativas de idosos sobre a “Princesa do Sertão” | ||||
802643 | Renata Carnaúba de Sousa da Silva
Charles Maycon de Almeida Mota |
UEFS | Diferença e culturas da infância: as tessituras das narrativas de professoras sobre a manifestação de preconceito na educação infantil | ||||
815274 | Raquel Quintina Pereira
Sandra Novais Sousa |
UFMS | “A prof já tava brava lá na sala, ela mandou todo mundo sentar nos seus lugares!”: dinâmicas de controle presentes na subjetividade infantil |
Painel: 39 | Dia: 22/05 | Local: Pós-Grad.Térreo | Sala: Auditório | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Rosiane Costa de Sousa – RPMEVa/BA/UNEB | |||||||
797622 | Rosiane Costa de Sousa | RPMEVa/BA | “Há um corpo estendido entre a rua e a escola”: vulnerabilidade social, vicissitudes da vida, narrativas de adolescente | ||||
802460 | Suzana Mary Farias Batista Caldas | UFPel | Juventudes pretas do ensino médio e (auto) biografia: protagonismo e emancipação nos novos modos de ser e de estar na escola pública | ||||
805366 | Hildiones Silva e Silva,
Ilma Maria de Oliveira Silva |
UFMA | Da lamparina ao lampião: vivências e práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos | ||||
798299 | Andrisa Kemel Zanella | UFPel | Gesto como linguagem de um corpo falante: a dimensão biográfica do corpo na formação de professores(as) |
Eixo IV – Memória, história, literatura, artes
Painel: 40 | Dia: 22/05 | Local: Pós-Grad.1º Andar | Sala: 05 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti – UFPI | |||||||
795415 | Leandro da Silva Pereira Junior
Janice Débora de Alencar B. Araújo Sahmaroni Rodrigues de Olinda |
UFC | A estética como meio/entremeio que sensibiliza o processo de construção das narrativas autobiográficas de professores/pesquisadores | ||||
798690 | Silani Pedrollo | UDESC | Memórias de uma Professora de Música: construção e reconstrução da prática docente | ||||
802751 | Stéfany Bicalho Fernandes | PM-Maricá-RJ | Poéticas de formação: retratos autobiográficos pelas brechas do curso de Pedagogia | ||||
802920 | Evelyn de Almeida Orlando | UERJ | Um simples livrinho dedicado à família e aos amigos: o autoretrato da professora Waleska Paixão | ||||
803778 | Ana Claudia Carmo dos Reis | UERJ | Da América à Europa: formação em viagem e desdobramentos pedagógicos na trajetória profissional de Heloisa Marinho | ||||
802619 | Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
Rodrigo Alves de Melo Raimundo Nonato de Sousa Neto |
UFPI |
Produções intelectuais sobre narrativas de viagens de educadores musicais |
Painel: 41 | Dia: 22/05 | Local: Pós-Grad. 1º Andar | Sala: Lab 1 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Raquel Alvarenga Sena Venera – UNIVILLE | |||||||
799142 | Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon
Raquel Alvarenga Sena Venera |
UNIVILLE | O piano como patrimônio i/material | ||||
802319 | Lívia Chagas da Paz | UFG | “Casamento”: prática artística e metodologia autobiográfica | ||||
802682 | Adelly Poyaes | UERJ | Este menino era eu: motivações de Vasconcelos Torres para escrever a biografia de Ary Parreiras (1940) | ||||
803870 | Milca Maria Cavalcanti de Paula
Gilvaneide Oliveira |
UFRPE | Educador musical na abordagem Orff – Schulwerk: narrativas autobiográficas | ||||
815504 | Alana Cerqueira de Oliveira Barros
Jussara Fraga Portugal |
UNEB | “Guardando as recordações das terras onde passei […]”: memórias, canções e (bio)grafias de Luiz Gonzaga | ||||
800808 | Bruna Mazzotti | UFG | Amor como matéria prima: operações do autobiográfico em três performances |
Painel: 42 | Dia: 22/05 | Local:Pós-Grad.1º Andar | Sala: Lab. 2 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Célia Tanajura Machado – UNEB | |||||||
799391 | Carla Andrea Corrêa | UFF | Experiências estéticas docentes no isolamento pandêmico: memórias e narrativas | ||||
795965 | Alan José Alcântara de Figueiredo Célia Tanajura Machado |
UNEB | Desdobrando o dobrado | ||||
803829 | Nathalia Araújo Duarte de Gouvêa
Gabrielle Carla Mondego Pacheco |
UERJ | A biografia forjada de Maria Dimpina Lobo Duarte (1891-1966): vestígios encontrados na imprensa | ||||
795646 | Adriana Vaz | UFPR | Temas, contextos e subjetividades na pintura de Maria Auxiliadora da Silva (1968-1974) | ||||
803832 | Priscilla da Silva Figueiredo | UERJ | “It'S not a memoir, it’s a we-moir”: repensando o conceito de autobiografia em Brother, I’m Dying, de Edwidge Danticat | ||||
802533 | Gabrielle Carla Mondego Pacheco
Michele Ribeiro de Carvalho |
UERJ
UNIFESP |
Entre escolhas e omissões: as narrativas autobiográficas de Júlia Lopes de Almeida e Erico Veríssimo |
DIA: 23/05/2024
Eixo I – Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica
Painel: 43 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 1 | Horário: 08h00 às 10h00 | ||
Coordenação: Ricardo Antonio Castaño Gaviria – UdeA | ||||||
801556 | Neuzita de Paula Soares
Luciana Haddad Ferreira Renata Helena Pin Pucci |
UNIMEP
PUCC USF |
As pesquisas narrativas e (auto)biográficas na formação docente: um mapa dos estudos realizados no Brasil | |||
798357 | Juaciara Barrozo Gomes
Silvana Soares de Araujo Mesquita |
UFRRJ
PUC-Rio |
A expansão do método autobiográfico em diferentes países: potencialidades metodológicas e formativas | |||
802008 | Angelo Dantas de Oliveira | UNEB | Formação de professores e pesquisa autobiográfica nas UEBAS | |||
802809 | Adriana de Freitas Salomão do Nascimento
Helena Amaral da Fontoura |
UERJ |
A dimensão da abordagem narrativa na formação continuada de professores | |||
802881 | Leandro Limoni de Campos Fonseca | UFSCar-SO | Escrevivência como operador teórico-metodológico na abordagem biográfico-narrativa: mapeando a produção acadêmica no campo da educação | |||
801372 | Ricardo Antonio Castaño Gaviria | UdeA | Tensiones y contradicciones en los procesos de investigación auto biográfica |
Painel: 44 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 2 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Rita de Cássia Magalhães de Oliveira – UNEB | |||||||
798079 | María Margarita Villegas Graterol | POSENSINO | A narrativa de si na constituição do sujeito investigador | ||||
802573 | Renata Barroso de Siqueira Frauendorf | Unicamp | De narrativasestrelas a constelações: experimentações da formadora flâneuse de formadoras em investigaçãoformação narrativa | ||||
798986 | Idelvandre Vilas Boas de Santana Santos | Unicamp | A reflexividade da pesquisadora na relação com outros: o memorial de formação | ||||
798363 | Rejane Zanini
Giana Weber de Oliveira |
UFSM | Entrelaçamentos em teses do GEPEIS: imaginário social e abordagem (auto)biográfica | ||||
802611 | Rita de Cássia Magalhães de Oliveira | UNEB | Mosaico metodológico: biografizando histórias de vidas (a)típicas |
Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas
Painel: 45 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 3 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Ednardo Monteiro G. Do Monti – UFPI | |||||||
802442 | Raimundo Nonato de Sousa Neto,
Ednardo Monteiro G. Do Monti |
UFPI | Entre narrativas, viagens, atas e resoluções: as memórias da criação do departamento de educação e transição para centro de ciências da educação da Universidade Federal do Piauí (1971-1975) | ||||
803843 | Wigna Macedo
Sara Raphaela Machado de Amorim |
UERN | Fotografias, memórias e trajetória de formação: entrecruzamentos autobiográficos e investigativos no campo da história da educação | ||||
801639 | Maria Helena Dantas dos S. Neves | UFF | Para (con)fiar uma educação antirracista: prosas, memórias e narrativas da docência com bebês | ||||
802361 | Roberta Guimarães Teixeira
Júlia da Silva Lima Fernanda Mello |
UERJ | Quais quintais levamos para dentro da escola? narrativas e memórias de infância como ‘pesquisaformação’ | ||||
802438 | Fernanda Rodrigues Zanatta | UCS | Narrar a própria vida: construindo a memòria de uma professora do curso normal | ||||
802526 | Aldaci Santos Lopes,
Ana Paula Silva da Conceição |
UNEB | Ateliê (auto)biográfico na escola doutoral: narrativas (auto)biográficas e memórias formativas | ||||
802954 | Gilvete De Lima Gabriel | UFRR | As enunciações do grupo-referência e a refiguração de si |
Painel: 46 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 4 | Horário:08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Eliane Dutra de Souza – PUCC | |||||||
801274 | Fabiola Oliveira Batista
Gabriella de Oliveira Reis Rosianny Campos Berto |
UFES |
Tornar-se professora de educação física durante a pandemia de covid-19: o memorial como dispositivo de (auto)formação | ||||
802655 | Rosianny Campos Berto
Fabiola Oliveira Batista |
UFES | Narrativas tecidas em ateliê: processos (auto)formativos em educação física durante a pandemia de Covid-19 | ||||
802655 | Eliane Dutra de Souza
Marcos Otávio Cassiano dos S. Lima |
PUCC | Educação infantil e pandemia da Covid-19: percepções das famílias | ||||
806836 | Fabio Augusto Coelho da Cruz
Carla Danúbia S. de Santana Coelho Maria Juliana Góes Coelho da Cruz |
IFBA
IFMA |
Relato de experiência da análise dos dados da pandemia covid-19 a partir dos conceitos matemáticos aplicados em turmas do ensino médio técnico | ||||
795225 | Paulo Roberto Fernandes
Silvia Sell Duarte Pillotto |
UNIVILLE | A literatura como mobilizadora de práticas educativas e sensibilidades: ateliês literários com professores do Ensino Médio |
Painel: 47 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 5 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Fábio Machado Pinto – UFPel | |||||||
798285 | Marcelo S. da Silva,
Fábio Machado Pinto |
UFPel | A pesquisa-formação no ensino superior de educação física: estratégias de escrita e reinvenção de si na construção dos projetos de ser professor | ||||
798814 | Rubia Mara de Sousa Lapa Cunha | UNEB | A formação humana no IPN: uma narrativa do processo civilizatório sertanejo | ||||
798889 | Virginia Georg Schindhelm
Maria Luisa Furlin Bampi |
UFF
UERJ |
Experiências e formação acadêmica em escolas de educação infantil: múltiplas linguagens e vivências das crianças | ||||
798925 | Maria Luisa Furlin Bampi
Virginia Georg Schindhelm |
UERJ
UFF |
Experiências de vida, biografias, narrativas de si e a pesquisaformação | ||||
799126 | Karla Ingryd Ferreira Barbosa
Ritta Maria Morais Correia Mota |
UFBA | Narrativas de insubordinação: professores-médicos da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) e a transformação na educação do século XIX | ||||
799816 | Valdivan Ferreira de Lima
Claudia Marcia Lyra Pato |
UnB | (Auto)biografia e educação ambiental: uma proposta de pesquisa-formação docente |
Painel: 48 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 6 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Margaréte May Berkenbrock Rosito – UNICID | |||||||
802596 | Juliana Paiva
Margaréte May Berkenbrock Rosito |
UNICID | Documento autobiográfico: a dimensão estética das narrativas (auto) biográficas produzidas na metodologia de pesquisa “colcha de retalhos” na perspectiva do paradigma singular plural na formação inicial de professores | ||||
802612 | Micheli Bispo Amorim Cruz
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Histórias de vida de formadores: (áudio)biografias de formação continuada na educação básica da Bahia | ||||
802630 | Naira Paiva Farias
Andrea Abreu Astigarraga |
UVA | Reflexos da pesquisa formação em meu processo formativo na licenciatura em pedagogia | ||||
802665 | Debora Cristina da S. C. Conceição
Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo Eda Maria de Oliveira Henriques |
UFF
CPII |
Políticas públicas de formação do professor de educação infantil no brasil: contribuições da pesquisaformação narrativa (auto) biográfica | ||||
802687 | Giseli Barreto da Cruz
Aline Jorge S. Crispim de Carvalho Leticia Oliveira Souza Marilza Maia de Souza de Paiva |
UFRJ
CPII |
Pesquisa-formação como estratégia de indução docente: entre o agir e reagir por meio da narrativa (auto)biográfica |
Painel: 49 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 7 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Bárbara C. M. Sicardi Nakayama – UFSCar | |||||||
803303 | Solange A. da Silva Brito
Bárbara C. M. Sicardi Nakayama |
UFSCar | Pesquisadora-autora-cidadã: sobre narrar a vida e produzir ciência em espaços/tempos de pesquisa-vida-formação | ||||
803324 | Dayselane Pimenta Lopes Rezende | UFJF | Um olhar para a formação e práticas pedagógicas de professoras que ensinam matemática em turmas multisseriadas | ||||
803453 | Ana Carolina Moura Bezerra Sobral
Zélia Maria Soares Jófili Gilvaneide Ferreira de Oliveira |
UFRPE |
Compreendendo o desenvolvimento profissional do docente a partir da narrativa de suas trajetórias acadêmicas e de formação | ||||
803462 | Henrique Frey
Bárbara C. M. Sicardi Nakayama |
UFSCar-SO | Diálogos entrecruzados e encontros de pesquisa-vida-formação: narrativa (auto)biográfica, cartas pedagógicas e educação cidadã | ||||
804084 | Leiane da Costa Leandro Nascimento
Herli de Sousa Carvalho Maria dos Reis Dias Rodrigues |
UFMA | Narrativas (auto) biográficas como dispositivo de (auto)formação e (auto)afirmação de identidade | ||||
803768 | Cintia Aliny Silva de Souza
France Fraiha Martins |
UFPA | A importância do contexto formativo na formação geral de professores de química |
Painel: 50 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-Térreo | Sala: 8 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Liege Maria Queiroz Sitja – UNEB | |||||||
816131 | Rebecca Machado Oliveira da Silva
Liege Maria Queiroz Sitja |
UNEB | Ontologia e formação: uma compreensão da profissionalidade docente a partir das narrativas autobiográficas em tempo, espaço e movimento | ||||
802666 | Joseane Elizabeth Soares Assunção
Andrea de Lima Siqueira |
UERR | Narrativa autobiográfica: reflexões sobre saberes docente e a formação | ||||
793851 | Vanessa Suligo Araujo Lima | UNEMAT
SEDUC-MT |
Narrativas docentes sobre a formação continuada: um olhar dos professores para as ações de formação promovidas pelo estado de Mato Grosso | ||||
795814 | Cristina Rosa David Pereira da Silva | UNR-ARG | Explorando a teoria queer na educação latino-americana: um olhar narrativo sobre a escolha da abordagem construtivista na criação de uma escola. | ||||
796499 | Adriana Franco de Camargo Augusto
Nadia Camargo Celi Aparecida Espasandin Lopes |
PUCC | Indícios de reflexividade narrativa de seis professores dos anos iniciais | ||||
797869 | Jane Maria Braga Silva
Reginaldo Fernando Carneiro |
SE/PJF
UFJF |
Por mais narrativas de professores sobre as dimensões de seu trabalho |
Painel: 51 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-1º Andar | Sala: 9 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Luiz Carlos Pinheiro Ferreira – UnB | |||||||
799777 | Erica Elexandra Areiza Pérez | UdeA | Formación y contrapoder en escuelas y bibliotecas: relatos y experiencias ante violencias y desigualdades | ||||
799849 | Raquel da Costa Barbosa
Mariana Martins de Meireles |
UFRB | Protagonismo docente e patrimônio pedagógico: um elogio a experiência no contexto de turmas multisseriadas | ||||
799939 | Samara Moura Barreto
Marlene de Alencar Dutra |
IFCE | Aprendizagens existenciais pela alteridade: experiência autoformadora na supervisão no pibid educação física do IFCE | ||||
802470 | Luciano Lopes Machado
Luiz Carlos Pinheiro Ferreira |
UnB | Experiências [per]formativas: narrativas de um corpo em movimento | ||||
802707 | Simone Ribeiro Santos | UNEB | Narrar é um movimento reflexivo e experiencial sobre o vivido para a reinvenção de si | ||||
802752 | Clarissa Moura Quintanilha | UERJ | Mandalas narrativas: experiências formadoras docentes |
Painel: 52 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-1º Andar | Sala: 10 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Hanilton Ribeiro de Souza – UNEB | |||||||
802374 | Arlete Miranda Amancio Maciel
Patrícia Júlia Souza Coêlho |
UNEB | Narrativas autobiográficas das professoras de uma escola pública de educação infantil no município de Tucano-BA: potencialidades formativas e de atuação profissional | ||||
788190 | Valery Vitória Barreira da Silva
Victória Sabbado Menezes |
UECE | A trajetória de vida e os espaços formativos de licenciandos/licenciandas em geografia da UECE: os (des)caminhos da identidade profissional | ||||
802459 | Marcos Paulo de Almeida Reis
Hanilton Ribeiro de Souza |
UNEB | Narrando a geografia do meu lugar – cartografias pessoais para desvelar e apreender as (geo)grafias de Dom Macedo Costa/BA | ||||
802737 | Maryelle Florencio Mariano
Raul Reis Amorim |
Unicamp | O que os diários ensinam à professora de Geografia? | ||||
793762 | Carolina Santos de Miranda
Ruth do Nascimento Firme Gilvaneide Oliveira |
UFRPE | Espaços virtuais e narrativas de vida: possibilidades de vivências autoformativas com professores de ciências |
Painel: 53 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-1º Andar | Sala: 11 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Vanessa Cristina Girotto Nery – UNIFAL | |||||||
799123 | Sarah Lais Almeida de Souza
Rubia Mara de Sousa Lapa Cunha |
UNEB | Narrativas de vidas na UATI: ações de rememorações na terceira idade – registros de vivências | ||||
802447 | Vanessa Cristina Girotto Nery
Elizeu Clementino de Souza |
UNIFAL
UNEB |
Humanização no sistema prisional sob a ótica da justiça restaurativa: histórias e narrativas de vidas cruzadas | ||||
802698 | Mabell Sales Batista Pinho
Ana Paula Moraes Santos Souza Cicera Sineide Dantas Rodrigues |
URCA | Saberes curriculantes e história de vida de cantores populares urbanos do Cariri cearense: veredas teórico-metodológicas | ||||
803405 | Renato Sardinha de Souza,
Marcos Antonio Gonçalves Júnior |
UFG | Narrativas de vida e a constituição da identidade profissional dos professores em um grupo colaborativo. | ||||
797265 | Sandiara Daíse Rosanelli
Tamara Conti Machado Jorge Luiz da Cunha |
UFSM | Valorizando o sujeito: inter-relações entre educação histórica e (auto)biografias | ||||
802908 | Geórgia Sampaio Zaranza
Cristiane Soares e Silva Francisca Eleneide Xavier Ávila |
IFCE | O quintal-brinquedo como laboratório estético: narrativas autobiográficas criadoras de uma menina-professora-pesquisadora |
Painel: 54 | Dia: 23/05 | Local: DEDC-1º Andar | Sala: 12 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Edson Fernando Oliveira Silva – UFBA | |||||||
798898 | Jéferson Felipe Gagliato
Fabrício Oliveira da Silva |
UEFS | Constituição da identidade docente de bacharéis em engenharia: narrativas do habitar à docência na universidade | ||||
797272 | Diane Miranda Menezes | UNILAB | Narrativas de mães-educadoras como letramentos de resistência | ||||
797384 | Selma Nascimento Vilas Boas | USF | Narrativas da própria prática e sua contribuição para a documentação e reflexão da coordenadora pedagógica da escola das infâncias | ||||
802623 | Edson Fernando Oliveira Silva
Ana Carolina Silva Oliveira |
UFBA
UNIFACS |
Letramento racial e narrativas de resistência: o papel das professoras negras na desconstrução de estereótipos e na construção de uma educação antirracista | ||||
802625 | Edson Fernando Oliveira Silva
Ana Carolina Silva Oliveira |
UFBA
UNIFACS |
Desenvolvendo uma educação antirracista: o impacto das professoras negras no letramento racial e nas narrativas de resistência |
Painel: 55 | Dia: 23/05 | Local: DEDC | Sala: Auditório | Horário: 08h00 às 10h00 | ||
Coordenação: Charles Maycon de Almeida Mota – UEFS | ||||||
802024 | Felipe Lisonjeado
Raquel Cruz Freire Rodrigues |
UEFS | Andanças em busca das poéticas orais do mestre narrador no sertão | |||
802038 | Victor Souza Santos
Charles Maycon de Almeida Mota |
UEFS |
O atendimento educacional especializado de alunos com deficiência: narrativas sobre diferenças e inclusão | |||
802422 | Gabriel Rosa da Conceição Silva
Hanilton Ribeiro de Souza |
UNEB |
Cartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do lugar – (re)leituras de São Miguel das Matas/BA pelos seus moradores | |||
802305 | Agnes Francine de C. Mariano | UFOP | “O que te trouxe até aqui?”: reflexões sobre narrativas de si como recurso pedagógico | |||
802493 | Marilza Maia de Souza de Paiva
Giseli Barreto da Cruz |
CPII
UFRJ |
Cultura institucional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores iniciantes |
Painel: 56 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad.Térreo | Sala: 1 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Roseli Araujo Barros – UEG | |||||||
803429 | Tacyana Karla Gomes Ramos
Julianna Britto Oliveira Santos Katia Siene Santos Dias |
UFS | Narrativas dialógico-interativas nos processos formativos de professoras como dispositivo para a aprendizagem da docência com bebês | ||||
803731 | Simone de Paula Rocha
Bárbara C. M. Sicardi Nakayama |
UFSCar-SO | Convers(a)ção: escutar, narrar, pesquisar – as cartas pedagógicas como modo de escuta das professoras do atendimento educacional especializado | ||||
799852 | Paula de Camargo Penteado
Laurizete Ferragut Passos |
Pulsar Consultoria Pedagógica
PUC-SP |
A reflexividade narrativa nos diários de bordo de professoras de uma creche: possibilidades para o desenvolvimento profissional | ||||
802637 | Ismara Sobral Pereira
Milton Ferreira da Silva Junior Claudia Oliveira Reis |
UFSB
Bureau Veritas (BV) |
A gestão de qualidade e as boas práticas didático pedagógicas étnico-empreendedoras: o caso da escola técnica profissional Ceepbiotecnologia – Itabuna-BA | ||||
802659 | Vanessa F A Bomfim,
Gehysa Garcia |
UnB | Sequestro da subjetividade: a escola que nega a dignidade humana | ||||
802663 | Roseli Araujo Barros
Samara de Souza Dourado |
SME-Anicuns-GO
UEG |
Eu nasci assim: narrativas de um estudante com baixa visão sobre sua trajetória formativa no ensino superior |
Painel: 57 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 2 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Rita de Cassia Gallego – USP | |||||||
803374 | Vivian Batista da Silva Silva
Paula Perin Vicentini Rita de Cassia Gallego |
USP | Espaços de iniciação no magistério: narrativas sobre os efeitos dos estágios na licenciatura | ||||
803734 | Ieda Fatima da Silva
Áurea da Silva Pereira |
UNEB | Saberes de si das mulheres da UATI: as velhices e seus sentidos | ||||
805937 | Cristiane Ribeiro Cabral
Weverlin Ferreira Brizola |
UFGD
UFMS |
Os caminhos subversivos percorridos no processo formativo de um(a) pesquisador(a) narrativo(a) | ||||
799225 | Sergio Ricardo Santos da Silva | SMED | Os saraus periféricos e suas narrativas poéticas de si: as pedagogias de quebrada nas comunidades do Alto do Cabrito e Sussuarana, em Salvador/BA. | ||||
803725 | Carla Danúbia S. de S. Coelho
Maria Juliana G. Coelho da Cruz Fabio Augusto Coelho da Cruz |
IFBA
IFMA |
Mãos talentosas: projeto de extensão do IFBA para promover o conhecimento de geometria nas escolas públicas de ensino básico no município de Irecê e região | ||||
798336 | Rosa Maria Moraes Anunciato | UFSCar | Narrativas sobre o início da carreira produzidas na rede de aprendizagem e desenvolvimento da docência (READ) |
Eixo III – Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais
Painel: 58 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad.Térreo | Sala: 3 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo – UNEB | |||||||
802213 | Jaqueline Oliveira dos Santos | FEUSP | “Uma não autobiografia”: diálogos possíveis entre o fazer artístico de Eva Furnari e as crianças leitoras | ||||
802489 | Klaudiana Viana Torres | UFC | Uma casa, uma sala, um ponto, uma linha e um conto: narrativas (auto)biográficas desenhadas entre uma professora artista e crianças de 6º anos de uma escola pública em Caucaia-CE | ||||
803732 | Rosângela Silva Do Carmo | UFBA | Eu fico com a pureza das respostas das crianças: experiências musicais na classe hospitalar | ||||
805367 | Lauzilene Matos Marques
Herli de Sousa Carvalho |
UFMA | Práticas pedagógicas interdisciplinares a partir da brincadeira de roda borboletinha | ||||
799546 | Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo | UNEB | Infâncias vividas no “país das maravilhas digitais” – tecnoagência e dispositivos móveis: o que nos dizem as crianças | ||||
788539 | Giovanna Lemos Lopes | UDESC | “A memória pode morrer?”: (auto)biografia feita por crianças no teatro e a abordagem do drama como mote para processos de criação em sala de aula |
Painel: 59 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad. – Térreo | Sala: 4 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Ecleide Cunico Furlanetto – UNICID | |||||||
802705 | Claudia Calore da Silva
Natalia Bortolaci Ofélia Maria Marcondes |
IFSP | Trajetórias singulares após um período de inatividade na escolarização formas: a retomada dos estudos nas licenciaturas do IFSP – campus registro | ||||
803427 | Ivanice Nogueira de C. Gonçalves
Ma. Cristiane Nobre Nunes Ecleide Cunico Furlanetto |
UNICID | Narrativas sobre a violência: uma análise de dados das notificações da ficha SINAN no período da pandemia Covid-19 | ||||
803783 | Cristina Ramos da Silva
Laurizete Ferragut Passos Maria Cecília Orlandi Cangi Monica Cristina de Souza |
PUC-SP | Encontros, atravessamentos e singularidades: história de uma professora destacada de um programa de pós-graduação, a partir da abordagem (auto) biográfica | ||||
815278 | Sandra Novais Sousa
Raquel Quintina Pereira |
UFMS | As culturas de pares e a construção da identidade docente: o desafio e controle sobre a autoridade adulta pelas crianças, à luz de Corsaro |
Eixo IV – Memória, história, literatura, artes
Painel: 60 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad Térreo | Sala: Auditório | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor – Fiocruz | |||||||
799026 | Ariane Nascimento Macedo
Josias Cardoso de Sena Ritta Maria Morais Correia Mota |
UFBA | A pesquisa biográfica das fotopinturas como elo entre história, memória e arte: novas narrativas para além dos muros da universidade | ||||
802566 | Isabella Beatriz de Abreu | UFMS | Re-morrer: a arte como proposição de entre | ||||
802568 | Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor | Fiocruz | Narrativas em autoficções: a literatura como alteridade | ||||
802431 | Jacqueline de Albuquerque Varella | UERJ | Cartas serranas: uma escrita em primeira pessoa | ||||
802472 | Solange Salete Toccolini Zorzo | IFBA | A leitura literária no ensino médio: entre memórias e ressignificações |
Painel: 61 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad. 1º Andar | Sala: 5 | Horário:08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Rosvita Kolb Bernardes – UFMG | |||||||
802727 | Patrícia de Ávila Vechiatto Cajai
Maria da Conceição Passeggi |
UNICID UFRN |
A escrita de si como dispositivo na constituição do sujeito poético em textos de estudantes do ensino médio colégio marista arquidiocesano | ||||
791842 | Marcos Antonio Vasco de Almeida
Lucila Pesce |
IFSP
UNIFESP |
Leitura, dialogismo e empoderamento: uma pesquisa-formação em um círculo de leitura de adolescentes de classe trabalhadora. | ||||
802384 | Helena Stürmer | UFV | Escrevendo com o corpo: a experiência estética na construção de minha identidade de pesquisadora | ||||
802027 | Alexandra Simões de Siqueira | Poéticas de Luz-MG | Ateliê fotobiográfico: a fotografia como mediação (auto)biográfica | ||||
796103 | Aline Aparecida Lages Thomaz
Rosvita Kolb Bernardes |
UFMG | A Horta como Ateliê Autobiográfico em Arte | ||||
791850 | Neuza Maria Sant’ Anna de Oliveira | UERJ | Escrevivências: diálogo ancestral com minhas mais velhas. |
Eixo V – Narrativas digitais, culturas e (re)invenções de si
Painel: 62 | Dia: 23/05 | Local: Pós 1º Andar | Sala: Lab. 1 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Graça Regina Franco da Silva Reis – UERJ | |||||||
798548 | Tiago Duque | UFMS | A biografia de uma rena natalina na era digital: diferenças e governamentalidade inflável em Campo Grande (MS) | ||||
802676 | Maria Julia Nunes
Rousiane Damasceno Evangelista Jussara Cassiano Nascimento |
FAB | Tecnologias digitais: linguagens múltiplas de aprendizagem por meio de narrativas pedagógicas | ||||
802816 | Noale Toja
Thamy Lobo Eneida Leão Teixeira |
UERJ | Só dez por cento é mentira – fabulações e criações de si a partir das cineconversas com Manoel de Barros | ||||
814712 | Talita dos Santos Malheiros Gregorio
Rafaela Rodrigues Maristela Petry Cerdeira |
UERJ | Para além da simplificação do off: por um pensar acerca da proibição dos usos das tecnologias digitais nos cotidianos escolares | ||||
802521 | Soymara Vieira Emilião
Graça Regina Franco da Silva Reis |
UFRJ
UERJ |
E se a escola fosse gente? a produção de vídeos como possibilidade de ampliação do presente |
Eixo VI – Narrativas, resistência, saúde e empoderamento
Painel: 63 | Dia: 23/05 | Local:Pós 1º Andar | Sala: Lab 2 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Maximiano Martins de Meireles – UNEB | |||||||
797948 | Parmênides Justino Pereira | UFAL | Narrativa autobiográfica e resistência indígena: da saga familiar ao surgimento da aldeia Pankaxuri | ||||
801707 | Beatriz Santos Pontes
Jorge Luiz da Cunha |
UFSM | Comunidades quilombolas, tempos e espaços: redes de significados | ||||
802747 | Ana Carolina Silva Oliveira
Edson Fernando Oliveira Silva |
UNIFACS
UFBA |
Necropolítica e corpos negros: impactos e resistências na contemporaneidade | ||||
798298 | Daniela Chimainski
Márcia Eliane Leindcker da Paixão |
UFSM | Sistema prisional e gênero: diálogos (im) pertinentes | ||||
789962 | Jocelma Gusmão Barreto Lima | UNIFTC | Narrativas de resistências das mulheres estudantes vítimas da violência simbólica da educação de jovens e adultos: travessias pelas políticas públicas e a busca pelo empoderamento | ||||
789398 | Giovane Rodrigues Jardim | IFRS
UFPel |
A memória como posicionamento no mundo: sobre o testemunho de vítimas militares à comissão nacional da verdade no Brasil | ||||
802935 | Joyce Sangolete Chaimsohn | UFBA | A árvore da vida: investigação, cuidado e narrativas de si em cena |
Painel: 64 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad. 2º Andar | Sala: 6 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Carina Marinho Picanço- UNEB | |||||||
798183 | Pâmela Andressa Freitas Franco
Susy Kelly Azevedo de Melo Leandro de Almeida Costa |
Unisulma
UFMA |
Mapeamento de pesquisas com a utilização do método biográfico e a vivência de profissionais de saúde na pandemia de Covid-19 | ||||
802238 | Carina Marinho Picanço | UNEB | A preceptoria como ressignificação de sentido da profissão | ||||
802368 | Simone Maria da Rocha | UFERSA | Libras no ambiente hospitalar: narrativas de profissionais da saúde | ||||
802880 | Franciele Reis Messias
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Tornar-se/r psicóloga – feminilização da profissão e performatividades de gênero (im)possíveis: experiências de vida formação de profissionais de psicologia | ||||
803501 | Emília Karla De Araújo Amaral | UNEB | Os sentidos do silêncio: reflexões sobre o não dizer em pesquisas narrativas | ||||
802856 | Cláudia Vaz Torres
Elizeu Clementino de Souza |
UNIFACS
UNEB |
Desinstitucionalização das práticas em saúde mental: narrativas de profissionais de saúde | ||||
802517 | Senadaht B. Baracho R. de Oliveira
Maria da Conceição Passeggi |
UFRN
SEEC-RN UNICID |
Há escola no hospital! a criança com doenças crônicas e sua agência frente a situações de múltiplas vulnerabilidades |
Eixo VII – Histórias de vida, gênero e diversidades
Painel: 65 | Dia: 23/05 | Local: Pós 2º Andar | Sala: Video | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Milca Maiara Mendes Cummings – UNEB | |||||||
792397 | Amanda Mendes Soares
Kenned de Souza Brandão Fernanda Priscila Alves da Silva |
UFAM | Narrativas de universitárias- mulheres amazônidas | ||||
797848 | Maria Elvira N. Laranjeira Scolaro | UNEB | Sinhá Maria: uma filha de escravizados, na frente de seu tempo | ||||
799465 | Elisabete da Silveira Ribeiro | UFT | Que mulheres podem ser universitárias? | ||||
802287 | Milca Maiara Mendes Cummings
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Mulheres, mães e professoras: reflexões sobre condições de trabalho e (in)visibilidades | ||||
802649 | Luiza Mandela Silva Soares
Marília Carvalho da Fonseca Geni de Oliveira Lima |
UERJ | Encontros ancestrais: histórias que contam experiencias de mulheres pretas na universidade | ||||
802759 | Jackeline Silva Cardoso
Tânia Regina Dantas |
UNEB | As marcas do patriarcado na trajetória de docentes mulheres: (entre)olhares com as narrativas (auto)biográficas | ||||
829304 | Luciana Nascimento dos Santos | UNEB | Narrativas de professoras quilombolas |
Painel: 66 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad 3º Andar | Sala: 7 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Sirley Aparecida de Souza – UFG | |||||||
802722 | Camila dos Passos Roseno | UPE | Autobiografias como fonte de pesquisa na identificação de saberes docentes advindos das trajetórias de vida de professoras lésbicas | ||||
802775 |
Wallace Matos da Silva
Rafael Siqueira de Guimarães |
UFSJ
UFBA |
Viadagens, vivências e desafios da pesquisa com narrativas: histórias de vida de docentes lgbt do Instituto Federal da Bahia | ||||
803737 | Yanaêh Vasconcelos Mota
Mário André Wanderley Oliveira |
UFC-Sobral / UFRGS
UFRN / UERN |
Narrativas e concepções de gênero e sexualidade de duas professoras de violoncelo atuantes em universidades federais | ||||
802530 | Davi Silva da Costa
Viani da Silva Soares |
Ifbaiano
SEC-BA |
Relatos (auto)biográficos de egresses LGBTQIAPN+ do Ifbaiano campus Serrinha | ||||
802842 | Sirley Aparecida de Souza | UFG | Enquanto vida eu tiver eu não vou desistir”: trama narrativa de Khaty Silva, mulher transexual (mulher redesignada) engajada na luta pelo combate ao preconceito | ||||
802941 | Leandro de Almeida Costa
Jónata Ferreira de Moura Susy Kelly Azevedo De Melo Pâmela Andressa Freitas Franco |
UFMA
SME-MA UNISULMA |
Trajetória De Vida E Formação De Discentes Homens LGBTI+ No Curso De Pedagogia |
Painel: 67 | Dia: 23/05 | Local: Pós-Grad. – 3º Andar | Sala: 8 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Adson dos Santos Bastos – UNEB | |||||||
791296 | Augusta Machado Magnus
Maria Carolina Machado Magnus |
UFSC | Dona Augusta e suas relações com o campo e a educação: história de vida | ||||
796873 |
Edileusa do Socorro Valente Belo
Melquesedeque de Souza Alves |
UFRR | Trajetória pessoal e profissional de um professor de matemática que atua no novo ensino médio em Boa Vista-RR | ||||
802759 | Nathalia Araújo Duarte de Gouvê
Gabrielle Carla Mondego Pacheco |
UERJ | Vozes silenciadas e vidas (re) contadas nas obras de Júlia Lopes de Almeida (1903) e Emma Pérez (1996) | ||||
802600 | Adson dos Santos Bastos | UNEB | Memórias de professoras idosas aposentadas: narrativas das experiências de vida-formação-profissão | ||||
792672 | Emily Santarém de Souza
Fernanda Priscila Alves da Silva |
UFAM | Trajetórias estudantis de calouros do ICSEZ/UFAM |
Painel: 68 | Dia: 23/05 | Local: Pós 3º Andar | Sala: 9 | Horário: 08h00 às 10h00 | |||
Coordenação: Antonio Carvalho dos Santos Junior – UNEB | |||||||
791504 | Kenned de Souza Brandão
Fernanda Priscila Alves da Silva Amanda Mendes Soares |
UFAM | Trabalhadoras sexuais no amazonas: uma autobiografia de uma puta manauara | ||||
798358 | João Vitor Costa Cordeiro
Monica Silva Aikawa |
UEA | Fala que nem homem! uma trama ficcional de gênero, sexualidade e docência | ||||
798037 | John Jamerson da Silva Brito | UFJF | Narrativas orais de docentes LGBTIA+: experiências (auto)formativas em gêneros e sexualidades | ||||
800477 | Daniela Alves Marques | UFG | Vias de escape: desvios fálicos | ||||
801338 | Paula Valentine Soares de Freitas | UNEB | Percursos das mulheres cotistas transexuais na pós-graduação stricto sensu da UNEB: uma sistematização dialógica no âmbito educativo e social | ||||
802034 | Antonio Carvalho dos Santos Junior
Elizeu Clementino de Souza |
UNEB | Sendo professor: homofobia e racismo curricular em trajetórias docentes |