SESSÕES DE CONVERSAS

Horário: 08h00 às 10h00

DIA: 21/05/2024

Eixo I – Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto) biográfica

Painel: 1 Dia: 21/05 Local:  DCET Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Eloyse Caroline Davet – UNIVILLE
798027 Bruna de Souza Medina

Raquel Alvarenga Sena Venera

UNIVILLE O corpo biográfico de mulheres: marcas de vida e patrimônio cultural
798330 Caroline Barroncas de Oliveira

Monica Silva Aikawa

UEA A pesquisa (auto)biográfica pela invenção de si
802915 Marta de Souza França

Lúcia Gracia Ferreira

UFBA Entrevista interativa na cena biográfico: rumo à multiplicação de dispositivo de formação
803390 Ana Lúcia Souza de Freitas

Maria Helena M. Barreto Abrahão Bárbara C. M. Sicardi Nakayama

UNIPAMPA

UFPel

UFSCar-SO

As marcas narrativas e (auto)biográficas da escrita de Paulo Reglus Neves Freire
798438 Roxana Ruiz Buendía UFSB A autoetnografia como metodologia de pesquisa social junto a lideranças pesqueiras artesanais
802776 Eloyse Caroline Davet UNIVILLE Retratos sociológicos: uma abordagem metodológica interdisciplinar
803424 Maria Cecilia Sousa de Castro

Renata Rocha de Oliveira

Marcelo Machado

UERJ

UFF

‘Aprenderensinar’ com as migrações: movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos

Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas

Painel: 2 Dia: 21/05 Local: Teatro Uneb Sala: Teatro Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Caroline Barroncas de Oliveira – UEA
790087 Thaís Pio Marques UERJ Escrevivências da encruza: costuras de ir e vir no espaço-tempo ancestral
790309 Bruno Guimarães Queiroz de Castro UFSC Narrativas em educação ambiental: relatos de uma vivência pedagógica com a ilha de Santa Catarina a partir de uma oficina de leitura e escrita de cartas pessoais
793447 Luiza Alves de Oliveira

Adriana Alves Fernandes Costa

Juaciara Barrozo Gomes

UFRRJ Diálogos sobre insubordinações da docência e da pesquisa na universidade
798337 Renata Rocha de Oliveira UERJ ‘Aprenderensinar’ em contextos de negação de direitos: por outras éticas, políticas e poéticas nos/dos cotidianos favelados
799838 Carolina Alonso Morgado

Lilian da Silva Ney

UNR Os rios que nos unem, do Rio de Janeiro ao rio grande desaguando no rio tigre: narrativas de mulheres educadoras e pesquisadoras latino-americanas
801808 Stivisson Menezes Correia

Caroline Barroncas de Oliveira

UEA Uma dobra amazônida (auto)biográfica de um músico-mestrando em corpo-sonoridade
802620 Norma Silvia Trindade de Lima Unicamp Educação inclusiva descolonial: narrativas (auto)biográficas, memórias e giras em terreiros

formativos afro-brasileiros

Painel: 3 Dia: 21/05 Local:   DCH Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  José Isaías Venera – UNIVILLE
802930 Andreza Moreira

Terezinha Valim Oliver Gonçalves

UFPA Narrativas de formação e prática docente de uma professora/pesquisadora/formadora que atua na educação básica
803421 Carolini Rodrigues Groto Souza

Simone Albuquerque da Rocha

Rosana Maria Martins

UFR Memórias de uma iniciante:

o encantamento de Carol em narrativas de formação

803744 Francisca Sandra de Sousa

Francione Charapa Alves

URCA

UFCA

Histórias de vida de professoras e a formação docente no contexto da zona rural
798273 Rayssa Oliveira do Nascimento

Marlécio Maknamara

UFBA

UFPB

Processos reflexivos que mobilizam o pensar de docentes de biologia que se autobiografam no Nordeste
801684 Maria Caçula de Moura

José Isaías Venera

UNIVILLE EJA e a perspectiva freireana:

um percurso docente em cena

802524 Sandro Tiago da Silva Figueira UFF Arranjos conversantes na poética de constituição de um docente na educação superior
Painel: 4 Dia: 21/05 Local:  Pós-Grad.-2º Andar Sala: 6 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Regina Célia Grando – UFSC
799866 Girleide de Jesus Almeida

Zuleide Paiva da Silva

UNEB Memórias que emergem das experiências de uma coordenadora pedagógica
802535 Maria Clara Fernandes Rarez

Karla Cunha Pádua

INFES As experiências pessoais e profissionais das docentes
802851 Amanda Pereira da Silva Azinari

Filomena de Arruda Monteiro

UFMT Narrativas de experiências com o programa doutorado sanduíche: a licenciatura em educação indígena da UPN, México.
803069 Ethel Silva de Oliveira

Elisângela Silva de Oliveira

Katiani Fernanda da S. M. Antunes

Ellen Silva de Oliveira Marques

UEA

BCMD

IFAM

Narrativas de acadêmicos sobre as contribuições formativas da extensão: uma experiência na biblioteca comunitária Maria Dolores
802852 Vanessa Mandriola INES Relato de experiência: processos formativos de uma tradutora/intérprete de libras-português experiências do fazer e do ser, sendo
798161 Reginaldo Fernando Carneiro

Regina Célia Grando

UFJF

UFSC

Insubordinação criativa em grupos colaborativos de professores que ensinam matemática
Painel: 5 Dia: 21/05 Local: Pós-Grad 2º Andar Sala: Vídeo Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:   Fernanda Ferreira de Oliveira – UNIMEP
797795 Maria Raimunda M. Santos

Whasgthon Aguiar de Almeida

SEDUC-AM

UEA

Professora indígena Mayoruna: vivências de dentro para dentro, de dentro para fora da sala de aula
802500 Fernanda Ferreira de Oliveira UNIMEP Memórias de uma professora pesquisadora artista
802677 Fernanda de Oliveira Silva

Paulo Meireles Barguil

UFC (Des)caminhos de uma professora: movimentos, pensamentos e afetos do início da docência
802837 Suelen Aparecida de C. Rela

Daniela Dias dos Anjos

USF “Furaram a minha bolha”: desafios de uma professora em início de carreira
802867 Elizabeth Ângela dos Santos UNEMAT

UNESP

Memórias formativas de uma professora no contexto da pedagogia intercultural indígena
802246 Lucineia Chrispim Pinho Micaela

Nima Imaculada Spigolon

Unicamp Mulher negra em movimento: do movimento negro educador para as encruzilhadas antirracistas na educação

 

Eixo III – Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais

Painel: 6 Dia: 21/05 Local:  Pós-Grad. – 3º Andar Sala: 7 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Idalina Souza Mascarenhas Borghi – UFRB
795191 Pedro Gabriel Viana do Amaral UFMG Narrativas autobiográficas de crianças e suas relações com os saberes dos esportes com taco
796789 Daniela de Macedo B.R.T. de Sousa UnB Crianças em acolhimento institucional e familiar e o direito humano à própria história de vida: diálogos entre subjetividade, projeto de vida e dignidade biográfica
802528 Manoela Freitas e Franco UFBA Educação somática: um caminho pelos estados de criança (fomos – somos – cuidamos)
802822 Liana Liberato Lopes Carlos UNINTA “Meninazinha tem nome, sou cigana”: narrativas de crianças ciganas por meio do desenho infantil.
802934 Andressa Rosemarie de M. Costa

Caroline Fabiane Candeloni

Jorge Luiz da Cunha

PMSM

UFSM

Descolonizando pensamentos na pesquisa (auto)biográfica com crianças: influência indígena na educação infantil

 

Eixo IV – Memória, história, literatura, artes

Painel: 7 Dia: 21/05 Local:  Pós-Grad.-3º Andar Sala: 8 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Inês Ferreira de Souza Bragança – UNICAMP
802912 Cristiane Suzart UFF Ouvir as narrativas das crianças sobre suas experiências literárias na educação infantil: um compromisso ético, estético e político
802819 Arlete dos Santos Oliveira FEUSP As memórias (não) morrem: experiências escolares de adolescentes que reescrevem sua história com as próprias mãos
802833 Angela Luciane Peyerl UNIVILLE Um arquivo de memórias: uma concha sendo atravessada por palavras e a musealização do corpo em movimento
802860 Julia Muniz Moreira

Inês Ferreira de Souza Bragança

Unicamp Entre documentos e narrativas: o centro de memória da educação e seus itinerários na preservação da história da educação brasileira
802853 Vinicius Ribeiro Freire UERJ Os atravessamentos dos corpos em homem na estrada

 

Eixo VI – Narrativas, resistência, saúde e empoderamento

Painel: 8 Dia: 21/05 Local:  Pós-Grad.-3º Andar Sala: 9 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Alessandra Martins dos Reis – UNEB
789425 Rodrigo Machado UFF A morte por suicídio nas juventudes: os motivos existenciais de aproximação da temática pelo campo educacional, ancorado pelo método de narrativa autobiográfica
798384 Alessandra da Costa Abreu

Alessandra Canela do Rosário

Rose Mary Castro de Oliveira Magdalena Cristiane Barroso Dias

UERJ Bolinhas de gude no cotidiano escolar: trocinhas das crianças no Cept Leonel de Moura Brizola
800905 Lilian da Silva Ney

Aline Machado Dorneles

UNR Eu já sei ler! por que vocês não acreditam em mim? da memória vivida à memória reinventada – narrativas de uma educadora não docente
802216 Alessandra Martins dos Reis

Elizeu Clementino de Souza

UNEB Narrativas de resistência e defesa do sus em contexto de formação na saúde
802345 Daiane Lourene Soares Dantas

Maria da Conceição Passeggi

Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues de Oliveira

UFRN

UNICID

SEEC-RN

Adoecimento no âmbito do trabalho docente: narrativas da experiência como dispositivo de empoderamento e resiliência
802531 Monica de Oliveira Costa

Anny Roberta Gonçalves Furtado

UEA Narrativas, resistência, saúde e empoderamento experimentações de uma autobiografia performática

  

DIA: 22/05/2024

Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas

Painel: 9 Dia: 22/05 Local: DCET Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Silvania Regina Pellenz Irgang – UFSM/UFFS
799927 Hívina Dorzane Machado

Caroline Barroncas de Oliveira

UEA As múltiplas mulheres amazônidas que habitam em mim
801352 Maria Lizandra Mendes de Sousa

Zuleide Paiva da Silva

UNEB “Por onde andam as mulheres sapatões-lésbicas na docência?” uma dose sapatão inquieta-poética em narrativas de si
802577 Rebeca Pereira San Martins UFPel O corpo na prática do professor(a)-artista: um olhar para o movimento no espaço formativo
802716 Adriana Milagres

Fabíolla Kattlheen Neves da Silva

Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão

UFRJ O intelectual negro: (re) amanheceres no contexto acadêmico
802733 Silvania Regina Pellenz Irgang UFSM

UFFS

Narrativas e escuta sensível de si: insubordinações possíveis no ensino superior
797778 Marilene Antunes Sant´Anna UFF

UERJ

Narrativas (auto)biográficas discentes como possibilidade de ensino e pesquisa nas aulas de história da educação

 

Painel: 10 Dia: 22/05 Local:Teatro Uneb Sala: Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Inês Barbosa de Oliveira – UNESA
794700 Andreia Gomes da Silva SEEC-RN Aprendizagens autobiográficas na formação docente no atendimento educacional hospitalar e domiciliar do RN
796064 Ana Paula dos Santos Monteiro

Catarina Janira Padilha

Inês Barbosa de Oliveira

UNESA Os saberesfazeres nosdoscom cotidianos docentes:

as narrativas e memoriais com prática intercultural na formação de professores de Nilópolis/RJ e em Roraima.

797729 Fabiano Pereira dos Santos UFSCar-SO A existência em formação: a desfragmentação do sujeito autobiográfico
801567 Flávia Ferreira de Castilho

Iduina Chaves

UFF Contos e encontros entre a docência e a infância: perspectivas de formação.
802627 Renata Lúcia de Morais Fernandes Unicamp Entre encontros e travessias: a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
802797 Aline Britto Rodrigues IFBA Docência, pesquisa e formação:

tempos, espaços e pontes

 

Painel: 11 Dia: 22/05 Local:  DCH Sala:  Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Cristiane Ribeiro Cabral
799061 Monica Silva Aikawa

Maria Eduarda Gloria Neves

UEA Traçados sobre formação docente em encantos com a infância
801775 Alessandra da S. R. Souza Martins UERJ Elos em pesquisaformação: conversa entre docente e porteira para as questões ambientais na educação infantil
802403 Carlos André Oliveira Bezerra UFF Formação estética, professores homens de educação infantil e narrativas: da história pessoal à escuta de outras
798500 Margarida dos Santos

Danielle Tudes Pereira Silva

UERJ

PMSJC

Intercâmbio de narrativas de crianças e professoras da educação básica: modos outros de aprender e viver a escola
802712 Pollyanna Franfes Xavier Unicamp Da saúde à educação: o percurso formativo de uma pesquisadora das infâncias guiada pelas crianças
790313 Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Kétellyn Nayê Raitz

UNIOESTE A teoria eu tinha, mas a prática fui construindo”: reflexões da constituição da professora de educação infantil em uma perspectiva (auto)biográfica
796300 Carla Mariana R. Brittes da Silva UFSC A(s) voz(es) da(s) professora(s) da educação infantil: o olhar para a narrativa

 

Eixo III – Infâncias, juventudes, narrativas e diálogos intergeracionais

Painel: 12 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad.2º Andar Sala: 6 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação: Sandra Novais Sousa – UFMS
796560 Cristiane Barroso Dias

Alessandra Canela do Rosário

UERJ Leitura do mundo e leitura da palavra: a amorosidade das escolhas na natureza
799192 Wilder Hernán Valencia Londoño USB Narrativas del acontecimiento: los jóvenes en la ciudad de Medellín
802632 Adriana Pires de Arezzo

Roberta Jardim Coube

Ana Paula S. Lima Lanter Lobo

Unilasalle-RJ

FME-Niterói

UFF

Formação e narrativa docente na escola e na universidade: produzindo sentidos outros para as práticas cotidianas no aprendizado com a pesquisaformação narrativa (auto)biográfica
802788 Márcia Alexandra Leardine UAveiro-PT Para além das palavras: uma jornada intergeracional no projeto Biocartas
802878 Bárbara Castelo Branco Monte UNIFOR

UFC

“Há um passado no meu presente…”: narrativa e memória em instituições de acolhimento.

 

Eixo IV – Memória, história, literatura, artes

Painel: 13 Dia: 22/05 Local: Pós-Grad. -2º Andar Sala: Video Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Iduina Chaves – UFF
801565 Camila Rossi

Gabriely de Oliveira

USF

PUCC

Entre becos e memórias- um diálogo ficcional-histórico à luz de Benjamin
802334 Gilmar Oliveira da Silva

Iduina Chaves

UFF Como nasce um cabra da peste: preparando a terra fértil, dançando pela chuva
802367 Gabriely de Oliveira

Camila Rossi

USF

PUCC

Reflexões sobre o cinema brasileiro- narrativas, educação e transformação social
802386 Fabiane Andrade Batista

Monica de Oliveira Costa

UEA Experimentações e autobiografia: modos de transver a Amazônia
790211 Louise Löbler

Jorge Luiz da Cunha

UFSM Arpilleras – o costurar de memórias e histórias coletivas das narrativas das mulheres do movimento dos atingidos por barragens do Brasil
797814 Carla Meira Pires Carvalho

Maria da Conceição Passeggi

UNEB

UFRN

UNICID

Memória, história, literatura e artes insurgências estéticas: narrativas (auto) biográficas e formação docente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
802950 Marcos Otávio C. dos Santos Lima

Silvio Augusto Klinkerfuss

PUCC

USF

Uma análise literária sobre o preconceito racial em to kill a mockingbird sob a perspectiva histórico-cultural

 

Eixo VII – Histórias de vida, gênero e diversidades

Painel: 14 Dia: 22/05 Local:  Pós-Grad.3º Andar Sala: 7 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Rony Henrique Souza – UNEB
786787 Erick José da Silva Santos

Maura Araujo Dias

Everaldo Gomes Leandro

IFSP – C. do Jordão O clubinho: narrativas sobre acolhimento e pertencimento em uma instituição federal de ensino do estado de São Paulo
794424 Rebeka Helena Costa da S. Oliveira

Luiza Alves de Oliveira

UFRRJ A brincadeira é de quem quiser: um acervo de propostas não-sexistas para a primeira infância
801796 Érica Monteiro Nunes Bastida UNISO A (re)existência na autoetnografia: as memórias, o trabalho docente de inclusão dos filhosestudantes com TEA e as rupturas do cotidiano escolar
802868 Rony Henrique Souza

Patricia Pires Queiroz Souza

Liége Maria Queiroz Sitja

SEC-BA

UNEB

O Landulfo e as três superpoderosas: uma gestão compartilhada por mulheres
798593 Rafael Caetano do Nascimento Unicamp Cantar, contar, escrever: ciclos de oficinas de criação com Aldeia Ibiramã Kiriri do Acre
802372 Daiane Francisco de Medeiros UFF O pulsar da terra: pesquisa-formação no tempo ancestral

 

Painel: 15 Dia: 22/05 Local:  Pós-Grad. 3º Andar Sala: 8 Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Milca Maiara Mendes Cummings – UNEB
797669 Auzair Barbosa de Souza UFSB Experiência autobiográfica em educação e suas intersecções de raça, gênero e classe social
800958 Rosana Mercês Santos

Zuleide Paiva da Silva

UNEB Traços, trilhas e trilhos: qual sé o lugar de uma coordenadora branca na ação antirracista?
 

802413

Carlos Eduardo Cavalcante Barros

Marcia Alves Guimarães

Anita Burth Kurka

André Fattori

UNICAMP

UNIFESP

Diálogos pela diversidade: conversa sobre narrativas do envelhecimento e produção de saúde da pessoa idosa LGBTQIA2
802492 Bianca de Macedo Abreu UERJ Histórias de vida de três gerações de professora: processos formativos da escravidão ao capitalismo
803219 Ellen Silva De Oliveira Marques

Gabriel Albino Serrão

Ethel Silva de Oliveira

Elisângela Silva de Oliveira

Katiani Fernanda da S. Mattos Antunes

IFAM

UEA

BCMD

Empreendedorismo feminino: história de vida das irmãs empreendedoras do café regional e soparia da Fátima
789089 Cintia Abrunhosa Pinto Sada UFRRJ Narrativas negras nas universidades: experiências a partir das ações afirmativas

 

DIA: 23/05/2024

 Eixo II – Espaços formativos, memórias e narrativas

Painel: 16 Dia: 23/05 Local:  DCET Sala:  Auditório Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Ana Sueli Teixeira de Pinho – UNEB
794865 Elisângela Gomes Martins Pinto UERJ Narrativas de uma docente em formação: inventividade em tempos de pandemia
802738 Mª Carmen Ramos Santana IES Rafael Alberti La generación de la amistad. corto documental sobre la gestación de la generación del 27
802794 Ana Sueli Teixeira de Pinho

Aricélia Ribeiro do Nascimento

UNEB

UnB

Currículo como aventura: recompor as aprendizagens e transformar a escola
802914 Alexsandra dos Santos Oliveira UFF O passado, o presente e uma escolha …
803028 Débora Medeiros do Amaral

Aline Machado Dorneles

UNR

FURG

Cartas narrativas: memórias tecidas em contextos formativos, tramas de uma pedagogia outra
799533 Hannyn Barbara Alves Garcia

Monica de Oliveira Costa

UEA Atravessados pela Covid-19, acontecimentos que ensinam ciências e muito mais
789381 Edilson Fernandes de Souza UFPE O constructo do “eu” fonte
797551 Andreia Viana da Silva Diniz

Ricardo Pacheco

Cristiane Suzart

UFF Escritas insubordinadas: diálogos com a pesquisaformação narrativa (auto)biográfica
802642 Ludmila Raquel Karino Tavares UnB Narrativas autobiográficas epistolares como ferramenta de emancipação de vítimas de violência sexual

 

Painel: 17 Dia: 23/05 Local:  Teatro Uneb Sala:  Teatro

 

Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Edla Eggert – PUCRS
791591 Débora Santos Molinário Vieira UERJ Reflexões cotidianas de experiências alfabetizadoras coletivas: “quem sou eu? quem somos nós? eu sou porque nós somos!”
795194 Pedro Gabriel Viana do Amaral

Júlia Rabelo de Souza

UFMG

PUC-MG

A trama do cotidiano: tecendo e entrelaçando experiências docentes
796602 Roberto Silva da Silva UFSM Encruzilhada do tempo: uma experiência de escuta em uma pesquisa auto-biográfica
797657 Heriedna Cardoso Guimarães

Adriana Pires de Arezzo

Verônica Fabiola Neves Rodrigues

SEDUC-ES

UFF

Do experimento à experiência com o ensino de ciências: narrativas e sentidos produzidos por licenciandos no curso de pedagogia
798265 Gilvaneide Oliveira

Carolina Santos de Miranda

Jéssica Hayana Monteiro Santos

UFRPE Experiência de cuidado na licenciatura em pedagogia: uma análise sob a ótica transdisciplinar
798743 Valesca dos Santos Gomes

Edla Eggert

PUCRS Questões metodológicas de escrevivências e experiências formadoras de uma professora negra

 

Painel: 18 Dia: 23/05 Local:  DCH Sala:  Auditório

 

Horário: 08h00 às 10h00
Coordenação:  Marlécio Maknamara – UFPB
789791 Ana Sarah Cardoso Teixeira UFRJ História de vida e calendário escolar racializado: narrativa de kukuana na educação de bebês
798665 Luciana Martins Teixeira Lindner

Cândice Moura Lorenzi

Andrisa Kemel Zanella

UNIPAMPA

UFSM

UFPel

Histórias de vida e afetividade no âmbito acadêmico: uma criação coletiva
797129 Rita de Cássia Reis UFJF Em busca de um saber reflexivo por meio de narrativas autobiográficas com licenciandos em química
798728 Cristhiane Flôr UFJF Mo(vi)mentos em busca da construção da noção de autoria na pesquisa autobiográfica
797827 Laryssa Virgilio Pereira de Araujo

Marlécio Maknamara

UFBA

UFPB

Desenvolvimentos curriculares a partir de narrativas (auto)biográficas docentes no nordeste brasileiro
798435 Isadora Raddatz Tonetto

Louise Löbler

Jorge Luiz da Cunha

UFSM Narrativas (auto)biográficas: um olhar sobre ações pedagógicas voltadas a educação do campo na escola municipal de ensino fundamental José Paim de oliveira, Santa Maria-RS